O fim do Azure RemoteAPP

Publicado a 8/31/2016 por Knowledge Inside em Opiniao
image

O Azure RemoteApp é um produto da Microsoft que oferece as funcionalidades do Microsoft RemoteApp, do Windows Server, diretamente a partir da Cloud da Microsoft, o Azure. De uma forma simplificada, esta solução permite que aplicações clássicas Windows, tais como um software de faturação, uma aplicação específica do negócio ou até mesmo o Microsoft Office possam ser executadas a partir da Cloud num dispositivo Windows, Android, iOS, ou Mac como se tratasse de uma App de última geração.

O Azure RemoteApp tem um papel fundamental na estratégia “Mobile First, Cloud First” da Microsoft, esta é a peça que permite que as aplicações clássicas saiam rapidamente de dentro de casa do Cliente para a cloud e se tornem móveis, isto porque, ainda está distante o dia em que todas as aplicações serão móveis ou web…

Disponível desde 2014, esta tecnologia foi agora descontinuada pela Microsoft que, na sua declaração oficial, anunciou que o RemoteAPP no Azure será substituído por uma tecnologia do seu parceiro Citrix denominada por “XenApp Express”. A nova solução será desenhada de raiz para combinar a simplicidade do Azure RemoteAPP e usufruir da escala, segurança e performance que a infraestrutura Azure oferece.

A grande perplexidade da indústria é que o “XenAPP Express” ainda não existe e o Azure RemoteAPP sairá do marketplace do Azure já no dia 1 de Outubro e será descontinuada em definitivo no final de Agosto de 2017. Segundo a maioria dos especialistas, este abandono deve-se ao facto do produto não ir ao encontro das expetativas da Microsoft que tinha em mente um produto que desse resposta a milhões de utilizadores distribuídos por grandes e médias corporações.

A realidade é que o produto acabou por se situar um pouco numa “terra de ninguém”, demasiado complexo de gerir por pequenas e médias empresas com pequenos departamentos de IT generalistas, mas também com problemas de escala ao nível do aprovisionamento, gestão e balanceamento de carga que criaram grandes dificuldades aos grandes projetos. Esta era uma solução que não era entregue chave na mão e que requeria a configuração da plataforma e a sua gestão por parte de especialistas que normalmente apenas existem ou estão acessíveis às Empresas de maior porte.

A parceira com a Citrix poderá de facto ser a chave para o sucesso uma vez que este fabricante é a referência em tecnologias de virtualização de aplicações e desktops. A Citrix tem, na teoria, resposta para todos os pontos negativos da solução da Microsoft.

Está anunciada uma apresentação da tecnologia em Setembro no Ignite, a conferência anual técnica da Microsoft, mas não existe qualquer perspetiva de quando estará esta solução no mercado e quais as suas funcionalidades e preço.

Felizmente que esta decisão não afeta nenhum dos nossos clientes, até porque nunca conseguimos viabilizar uma solução de Azure RemoteAPP. Com a nossa solução NIODO App, baseada em Citrix, damos reposta ao mercado PME, de uma forma realmente simples e descomplicada. Já para os clientes de maior porte ou com exigências específicas, a solução sempre tem passado por uma infraestrutura dedicada (dentro de casa ou na cloud).

Para quem já está a utilizar o Azure RemoteAPP bem como para quem estava a planear arrancar com um projeto e está agora numa situação de impasse pode enviar-nos um e-mail que teremos todo o gosto em ajudar na procura da melhor solução.

Comments