Novo Windows Terminal

Publicado a 6/28/2019 por Knowledge Inside em Review
image

Pois é, finalmente a Microsoft decidiu criar uma nova interface de linha de comandos, que não irá substituir, mas sim complementar as duas existentes: a Command Prompt (cmd.exe) e a Powershell.

A nova interface chama-se Windows Terminal, indo buscar a sua inspiração aos terminais de Linux, e permite correr na mesma aplicação, em tabs diferentes, instâncias de linha de comandos, Powershell e Windows Subsystem for Linux (WSL), entre outras.

E para quem já tem a mesma dúvida que tivemos aquando do anúncio desta aplicação, podemos adiantar que a mesma não irá substituir as existentes, mas sim complementá-las e providenciar uma nova experiência de utilização para as interfaces de linha de comandos já existentes.

Neste momento a aplicação ainda se encontra em preview mas a Knowledge Inside já teve hipótese de testar a mesma e temos a salientar as seguintes inovações:

  • Tabs (aka separadores) – Finalmente a janela de terminal permite ter várias tabs com diferentes instâncias de command prompt, powershell ou WSL. Para pessoas que constantemente têm várias janelas abertas como eu, nada melhor que agrupar tudo numa só.

  • Possibilidade de alterar a fonte sem alterar o tamanho da janela. Antes ao alterarmos o tamanho da fonte, a janela inexplicavelmente aumentava ou diminuía consoante o tamanho da letra. Agora já podemos alterar uma coisa sem afetar a outra
  • Possibilidade de alterar a opacidade da janela, sem alterar a opacidade da fonte. Na consola antiga, ao alterarmos a opacidade da janela, a fonte era também afetada, o que condicionava a legibilidade. Agora isso já não acontece, como esta imagem das duas lado a lado demonstra:

  • Suporta caracteres Unicode e UTF-8, bem como aceleração de GPU, e sim…emojis 😊
  • Possibilidade de customizar os diferentes perfis do terminal editando um ficheiro JSON. É possível ter diferentes definições para os diferentes interfaces de linha de comandos que o Terminal suporta, bastando para cada isso editar o perfil correspondente no ficheiro profiles.json.

  • Possibilidade de definir atalhos para qualquer funcionalidade que se queira invocar dentro do terminal. Basta alterar as que já vêm no ficheiro de Settings:

  • Possibilidade de ter imagens de fundo customizadas, diferentes por perfil.

  • Atalhos visíveis para os diferentes perfis criados no Windows Terminal.

O que nós dizemos

Esta nova ferramenta da Microsoft constitui sem dúvida uma mais valia para todos os profissionais de IT e curiosos que fazem das interfaces de linha de comandos uma ferramenta importante do seu trabalho. As funcionalidades acrescidas agradarão a todos, e o facto da Microsoft escolher manter a antiga consola permite manter a compatibilidade com antigos softwares e scripts. Embora ainda esteja em Preview, já deu para perceber que estamos perante mais uma poderosa ferramenta da Microsoft, e que podemos esperar que ainda mais funcionalidades sejam acrescentadas com alguma regularidade dada a importância que a Microsoft coloca na mesma.

Comments