Novo Onedrive for Business

Publicado a 11/30/2015 por Knowledge Inside em Review
image

O OneDrive for Business teve um crescimento de quase 200% de utilização ativa no último ano. No final de setembro a Microsoft anunciou novas funcionalidades que apresentaremos de seguida.

Uma grande parte das alterações visíveis para o utilizador são as que se verificam no novo cliente de sincronização para instalação nos dispositivos pessoais. Neste momento ainda se encontra em versão preview mas deverá estar quase a ser disponibilizada a versão final. Uma das principais alterações a este nível é a eliminação do limite de sincronização de 20.000 ficheiros e a possibilidade de sincronizar ficheiros com tamanho até 10GB. Estes limites ainda estarão presentes na versão preview sendo anulados na versão final. Ainda no cliente de sincronização, existe agora a possibilidade de escolher o que queremos sincronizar para o dispositivo que estamos a utilizar, aproveitando as capacidades de sincronização seletiva do novo cliente.

Outra área com novidades é o acesso web ao OneDrive que agora tem um aspeto mais intuitivo e fácil de utilizar. A nova forma de visualização dos documentos é talvez a novidade mais interessante. Agora podemos alternar entre um modo de visualização do tipo lista ou do tipo preview. Nesta última opção conseguimos visualizar o conteúdo do documento sem ter de o abrir. Em qualquer um dos modos de visualização, consegue-se fazer uma seleção de múltiplos ficheiros e depois apagá-los, copiá-los ou organizá-los como se estivéssemos a fazê-lo num PC.

Uma nova barra de comandos está disponível para acesso às funções mais utilizadas. Esta barra de comandos é também contextual, ou seja, as opções vão aparecendo consoante o que estivermos a fazer na altura. Por exemplo, se selecionar um ficheiro aparece automaticamente a opção de partilhar ou ver em detalhe as informações desse ficheiro. Quando selecionamos esta opção de ver o detalhe de um ficheiro, temos agora à disposição uma janela que nos mostra várias informações sobre o ficheiro em questão. Por exemplo, conseguimos ter acesso ao conteúdo do ficheiro em modo preview (sem o abrir), sabermos se o ficheiro está partilhado com alguém e quais as interações que fizemos, ou que alguém fez, nesse ficheiro.

A partilha de documentos também encontra novidades neste novo Onedrive for Business. Agora é possível partilhar um documento ou uma pasta com pessoas fora ou dentro da nossa organização e permitir que estes convidem também outras pessoas para aceder à informação. Podemos também definir uma data de expiração da partilha e assim não nos preocuparmos que a informação fique disponível para sempre ou até que cancelemos manualmente a partilha.

Relativamente ao Onedrive for Business para dispositivos móveis, existem também algumas novidades. Começando pelas plataformas Android, já é possível assinalar documentos para acesso offline, para poder abri-los quando não estiver ligado à internet. Em dispositivos IOS tornou-se mais fácil fazer algumas tarefas mais usuais, por exemplo, partilhar ou apagar um documento. Também é possível agora colocar anotações em ficheiros PDF.

Por fim, assinalamos também melhorias na gestão centralizada do Onedrive for Business. Dado que é uma ferramenta empresarial, por onde normalmente passa ou pode passar grande parte da informação da empresa, é essencial que a administração de TI possa controlar as permissões de partilha de informação e auditá-las, principalmente quando são feitas para pessoas externas à Organização.

O que nós dizemos
São sempre bem-vindos melhoramentos às aplicações que usamos diariamente. O Onedrive for Business é uma delas e testando estas novas funcionalidades, conseguimos melhorar na prática o uso que damos a esta ferramenta. Anotamos também com grande satisfação as melhorias na estabilidade da sincronização de documentos o que dá uma confiança superior para a sua utilização mais massiva. A sincronização seletiva vem facilitar a utilização do cliente, uma vez que agora já não é necessário sincronizar toda a informação existente nas pastas. Embora ainda esteja em preview, aguardamos que rapidamente passe a versão final para podermos ver a sua utilização em produção nas empresas que já hoje usam este serviço. 

Comments