Novo Microsoft Chromium Edge Beta

Publicado a 8/30/2019 por Knowledge Inside em Review
image

Em dezembro passado, a Microsoft anunciou a intenção de adotar o projeto de código aberto Chromium (usado no google chrome) no desenvolvimento do Microsoft Edge para criar um navegador mais rápido e que permitisse uma melhor experiência e compatibilidade na navegação na web. Agora a Microsoft acaba de disponibilizar a versão beta do novo edge e convida-nos a experienciar esta nova etapa do projeto.

Atualmente já pode fazer o download de qualquer um dos três "canais" de desenvolvimento do navegador (CAN, DEV e BETA) no Windows 10 e versões mais antigas do Windows, ainda com suporte.

Instalámos a nova versão beta do edge e agora existe muita coisa que faz este navegador da Microsoft parecer o Google Chrome. Também existem algumas semelhanças com a antiga experiência do Edge. Então, o novo “Chromium Edge” será o melhor dos dois mundos? Aqui ficam as nossas primeiras impressões.

O navegador Microsoft Edge original é fortemente inspirado no Fluent Design, apresentando vários efeitos e destaques. A nova versão do Chromium perdeu isso a favor de uns cantos mais arredondados e e com menos efeitos de sombra. É percetível nas barras da parte superior, no menu principal e nos menus secundários do botão direito do rato. No geral, foi criada uma aparência mais limpa em todo o navegador. Os menus agora têm aparência mais completa, com os menus do botão direito do rato com ícones para facilitar ainda mais o uso.

O modo escuro (Dark mode) também está disponível nesta versão do Chromium Edge e funciona como esperado, deixando as barras superiores e outros menus em preto, dependendo das configurações de tema do Windows 10.

Também há alterações no menu de configurações. Agora, é possível aceder a todas as configurações a partir de uma única página, incluindo perfis, aparência, inicialização, privacidade e serviços, permissões de sites e downloads. Para a privacidade, a página de configurações oferece agora uma maneira aceder às permissões por website, por exemplo, capacidade de alterar o acesso à webcam, microfone, flash e muito mais.

Infelizmente, esta versão Chromium Edge não tem opção para permitir que se desenhe em páginas da Web, que era um recurso que se destacava na versão antiga do Edge no Windows 10. Estes recursos estão prometidos para uma versão posterior do Chromium Edge.

No final da instalação do Chromium Edge, notámos que importou automaticamente as configurações do Google Chrome. É um processo fácil e simples, com o clique de um botão, todas as passwords, histórico de navegação e outras configurações são importadas, contudo se preferir pode não importar qualquer conteúdo e começar com o browser sem definições personalizadas. Nesta nova versão Chromium temos também a possibilidade de adicionar vários perfis de utilizador à semelhança do Google Chrome, existe um ícone ao lado da barra de endereços que indica qual o utilizador ativo. É igualmente possível navegar como convidado.

As extensões são uma parte essencial na generalidade dos navegadores e o novo Chromium Edge agora permite a instalação de extensões específicas do Microsoft Edge e também da “Google Chrome Web Store” para instalar extensões adicionais, o que é uma boa opção se a extensão pretendida não estiver disponível na Microsoft. Tal como no Chrome, todas as extensões instaladas aparecem no lado superior direito do navegador, ao lado do ícone do perfil do utilizador.

Performance

Esta é sem dúvida uma das diferenças mais visíveis relativamente ao seu antecessor. Notámos uma incrível melhoria na navegação. Sites pesados ​​de streaming como o YouTube carregam mais rapidamente e praticamente sem atrasos no tempo de carregamento ou durante a visualização. O Chromium Edge também consome menos energia do CPU. Em vários testes são percetíveis melhorias com vários sites abertos, sem extensões o antigo Edge chegou a 8,7% de utilização de CPU e 1.7GB de RAM, o Chromium Edge nas mesmas condições ficou apenas por 1,8% de utilização de CPU e 1.2GB de ram.

O que nós dizemos

A Microsoft está em fase de testes com o Chromium Edge nos últimos meses, portanto a versão final do navegador pode ainda sofrer alterações significativas. Há muitos outros recursos prometidos, como a capacidade de escolher o próprio fundo de uma nova página, bem como uma pesquisa de extensões. Contudo, esta versão beta já nos deixa com água na boca, bastante fluido, eficiente e muito mais rápido do que o “velhinho” edge. Depois de perder a batalha para o Chrome, o futuro dirá se este novo navegador ainda vai a tempo de destronar o browser da google do topo das preferências dos internautas.

Comments