Nova proteção contra ataques de phishing anunciada pela Microsoft

Publicado a 9/29/2022 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft tem vindo a comunicar mais detalhes sobre a sua tecnologia melhorada de proteção contra phishing que começou com o recém-lançado Windows 11 versão 22H2. Esta nova tecnologia oferecida no Microsoft Defender SmartScreen foi concebida para proteger os utilizadores de ataques de phishing.

Até agora, parece que as únicas pessoas que poderão beneficiar desta nova proteção são as que estão a utilizar o Windows 11 versão 22H2. A Microsoft ainda não comunicou se esta funcionalidade estará ou não disponível para os utilizadores do Windows 10 no futuro.

Ataques de Phishing são cada vez mais frequentes e devastadores

Com o crime cibernético a custar anualmente ao mundo vários triliões de dólares é mais importante do que nunca assegurar os dados das organizações.

Esta é uma proteção de última linha que pretende avisar os utilizadores e evitar assim que os dados pessoais ou da organização sejam comprometidos.

Segurança SmartScreen Windows 11

A Microsoft descreve a nova capacidade do Defender SmartScreen como "uma característica do Windows, Internet Explorer, e Microsoft Edge". O SmartScreen era mais conhecido anteriormente como um serviço de rastreio da reputação de sites para utilizadores dos navegadores Web da Microsoft. Este serviço alertava os utilizadores quando estes estavam prestes a aceder a sites fraudulentos.

Com nova funcionalidade do Windows 11 versão 22H2, o SmartScreen, oferece capacidades adicionais de proteção contra ataques de phishing.

Por exemplo, o Microsoft Defender SmartScreen no Windows 11 versão 22H2 pode avisar os utilizadores quando a sua password foi utilizada num site ou aplicação considerado inseguro. A notificação surge como um pop-up a solicitar a alteração da credencial em causa.

A tecnologia reporta também centralmente para o portal do Microsoft defender for endpoint para registo e posterior análise pelo departamento de TI.

O Microsoft Defender SmartScreen afasta também os utilizadores da tentativa de guardar palavras-passe em aplicações tais como "Notepad, Wordpad, ou aplicações Microsoft 365". Fazê-lo é considerado como uma prática insegura.

Licenciamento específico é necessário para ver informações de alerta de forma central

Esta nova funcionalidade do Windows 11 versão 22H2 faz parte do sistema operativo sem custos adicionais. No entanto num ambiente corporativo, para poder gerir centralmente esta informação, será necessário um licenciamento que faculte o acesso ao portal de segurança do Microsoft 365 Defender.

Há dois planos Microsoft Defender para Endpoint disponíveis, características de segurança e conformidade: O Plano 1 está incluído com assinaturas E3/A3 Microsoft 365, enquanto o Plano 2 está disponível com assinaturas E5/A5.

O que nós dizemos

Os produtos Microsoft, nomeadamente a família 365 e o Windows são os mais populares no mercado empresarial e é sem dúvida reconfortante perceber que continuam empenhados em tornar estes mesmos produtos cada vez mais seguros.
Com esta nova funcionalidade, adicionamos uma camada na proteção contra os ataques de phishing, agindo como o último reduto quando todos os outros mecanismos falham. Este é um tema critico, pois praticamente todos os ataques cibernéticos começam com a obtenção de credenciais através de técnicas de phishing. Para nós a sensibilização e a formação configuram a prioridade número um neste tema. Recursos tecnológicos como este complementam a nossa capacidade de deteção, através de inteligência artificial, tornando-nos assim mais resistentes a ataques.
Quem já tiver o Windows 11 nas suas máquinas poderá usufruir das novas características de proteção avançada. Está na hora de atualizar!

Comments