Nova funcionalidade do Edge comprova esforço da Microsoft na luta pelo melhor navegador

Publicado a 10/30/2020 por Knowledge Inside em Mercado
image

A luta pelos lugares cimeiros da tabela do “Melhor Browser Web” sempre foi muito disputada, com vários fabricantes a darem o seu melhor para chegar ao “título”. Para a Microsoft, esta luta apresenta-se cada vez mais importante, na qual a gigante norte-americana coloca mais e mais esforços. Prova disso é o facto do Microsoft Edge, agora com o uso do Chromium, se ter tornado num dos browsers preferidos dos cibernautas, apresentando-se como uma das melhores alternativas ao Google Chrome. E ainda quer chegar mais longe.

E, ao que tudo indica, vai mesmo ficar melhor. A Microsoft está a fazer testes numa nova versão, na qual vai incluir o “Startup boost”. Este novo recurso vai permitir que o Chromium, do Edge, seja iniciado de uma forma muito rápida no Windows 10 e que inicie vários processos do browser em segundo plano quando liga o computador, o que faz com que o seu browser se inicie de uma forma muito mais rápida. O “Startup boost” apenas funciona quando se inicia o navegador a partir da barra de tarefas, desktop e links dentro de outras aplicações, como o painel de pesquisa na web no Windows Search, e deverá ser opcional. Para o configurar, o utilizador deverá ir às configurações do Microsoft Edge e, quando ativar o recurso, os processos em segundo são lançados com prioridade baixa. Tudo isto fará com que a velocidade do seu computador não seja afetada com a utilização que o browser vai fazer dos seus recursos, pois tem uma política de plano de fundo de baixa prioridade.

A apresentação do novo recurso ainda não tem data certa, mas está para muito breve, podendo os utilizadores ver já o mesmo em algumas versões teste da nova versão.

Por outro lado, a Microsoft está também a testar outros recursos - Scheduler Smoothness Mode e Sleeping Tabs. O primeiro trata-se de um modo de utilização que suaviza a utilização da roda do scroll, algo que a Microsoft quer estudar mais a fundo, enquanto o segundo pretende melhorar ainda mais o desempenho do Edge ao congelar algumas janelas do mesmo no desktop.

O que nós dizemos

Interessante ver esta crescente aposta da Microsoft no universo dos navegadores Web. Este é sem dúvida um dos softwares mais importantes da atualidade e consequentemente e suscita grandes investimentos por parte da indústria. O Microsoft Edge já tinha dado um salto significante a nível de performance, captando uma fatia importante deste mercado. Ficou de facto melhor. E com estes novos recursos, melhor vai ficar. Vamos ver qual será a resposta dos outros players principais, sobretudo do Google Chrome. A luta vai ser renhida e quem ganha é o utilizador.

Comments