Notícias de mercado: Microsoft apresenta as versões 2019 dos produtos para servidores Exchange, SharePoint e Skype for Business

Publicado a 10/31/2018 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft anunciou recentemente a disponibilização da versão 2019 para os produtos Servidor Exchange, SharePoint e Skype for Business. As soluções estão em fase de “disponibilidade geral” e podem já ser utilizadas em ambientes de produção.

O Exchange Server 2019 garante acesso a melhorias de escala e performance, assim como um algoritmo de pesquisa otimizado com a tecnologia Bing e novas opções para restringir o reencaminhamento de pedidos de reunião. Além disso, assegura um superior controlo das definições “fora do escritório”. A dependência que esta solução implica do Windows Server 2019 e a ausência de suporte ao Windows Server 2016 é surpreendente e poderá fazer com que algumas organizações não utilizem esta nova versão de Exchange. Acresce o facto de todos os componentes para o Windows Server 2019 e da versão 1809 terem sido removidos temporariamente para resolver algumas questões de qualidade, o que faz com que seja necessário aguardar para que seja possívela utilização da nova versão de Exchange que será compatível também com os serviços do Office 2019.

O Exchange Server 2019 está disponível para instalação na opção Server Core do Windows Server 2019 e na versão desktop do Windows Server 2019. As empresas que optarem pela nova solução terão ainda acesso ao protocolo Transport Layer Security (TLS) 1.2 por defeito no Exchange Server 2019, já que a Microsoft planeia acabar com o suporte para as versões anteriores muito brevemente – e não apenas para produtos de servidor, mas para serviços do Office 365 também. Entre as novidades do Exchange Server 2019, destacamos:

  • Capacidade para utilização de 48 cores de processamento e 256GB de RAM.
  • Suporte para solid-state drives que potenciam a pesquisa de mensagens de email.
  • Uma funcionalidade Dynamic Database Cache que garante mais memória para cópias de bases de dados ativas.
  • Suporte para routing de e-mail internacional (EAI/IDN).

O SharePoint Server 2019 já pode ser descarregado do Microsoft Download Center, não sendo possível fazer o upgrade da versão RTM. A solução é suportada pelo Windows Server 2019 (quando ficar disponível) e pelo Windows Server 2016 e disponibiliza suporte para o que a empresa denomina “modern features”, nomeadamente “modern” Sites, Pages, Lists, Libraries e Communication Sites – elementos já disponíveis no serviço SharePoint Online. Entre as novidades, destaque para:

  • Capacidade de upload de ficheiros com 15GB.
  • Aumento do comprimento de URLs, de 260 unidades de código Unicode para 400.
  • Suporte para carateres # e % "em nomes de ficheiro e de pastas nas bibliotecas de documentos".

Por fim, a empresa de Redmond prepara-se para apresentar ainda o Skype for Business 2019, uma solução suportada pelo Windows Server 2019 (quando disponível) e Windows Server 2016. O Skype for Business Server 2019 apresenta suporte para Cloud Voicemail, para Cloud Call Data Connector – que pode ser utilizado para monitorizar a qualidade das chamadas em ambientes híbridos – e para segurança TLS 1.2. No futuro irá ser implementado suporte para funcionalidades "Cloud Auto Attendant" e "Meetings First" nesta solução. A Microsoft avisa ainda que a utilização em ambientes híbridos só é possível (em servidores no perímetro da empresa e serviços cloud) quando em conjunto com o serviço Azure Active Directory.

O que nós dizemos

A disponibilidade do line-up de 2019 abre portas à implementação de novas funcionalidades e serviços que promovem a otimização de esforços, o trabalho colaborativo e melhoram o desempenho de serviços e equipas. A dependência do Windows Server 2019 coloca algumas barreiras à adoção generalizada do Exchange Server. Quanto aos restantes produtos, estas barreiras serão momentâneas, apenas enquanto a Microsoft não publica o update que garante a qualidade e o funcionamento sem limitações do sistema operativo e dos serviços que lhe estão associados. Algo que, de acordo com o gigante norte-americano, acontecerá em breve.

Comments