Nokia Lumia 930

Publicado a 7/30/2014 por Knowledge Inside em Review
image

A Microsoft, até ao aparecimento do Nokia Lumia 930, não tinha nenhum equipamento Windows que realmente estivesse à altura de competir com o iPhone ou os Android equivalentes. Esta era uma lacuna importante, pois os terminais topo de gama, apesar de se dirigirem a um público alvo muito específico, marcam as tendências e condicionam as vendas dos “irmãos” de média e baixa gama.

Primeira Impressão
Este Smartphone tem um ecrã amoled de 5 polegadas ligeiramente curvo e integrado de forma perfeita com a lateral exterior metálica. A traseira (não removível) apresenta-se com uma textura “soft” e pode ser cor de laranja, verde, branco ou, para os mais tradicionais, em preto. A qualidade de construção é excelente e a sensação quando pegamos pela primeira vez no equipamento é muito agradável, com um feeling muito profissional, muito embora o peso (167g) nos pareça um pouco excessivo para a posição que ambiciona.



Hardware
O processador quad core aliado aos 2Gb de RAM e 32Gb para armazenamento, não deixam dúvidas que a aposta é para o segmento alto. A câmara fotográfica traseira também não desaponta: 20 Megapixéis com lente Carl Zeiss. A câmara frontal de 1.2 Megapixeis, não desaponta, mas também não deslumbra.

O telefone suporta redes 4G, Wireless 802.11ac, Bluetooth 4.0 e NFC. O Nokia 930 carrega a bateria sem fios e aguenta sem grandes dificuldades 1 dia e meio com apenas uma carga.

A performance, como seria de esperar com estas características, é excelente. O Windows Phone 8 que já apresenta um bom desempenho em equipamentos inferiores, no 930 é um prazer de operar, as aplicações abrem de forma rápida e o sistema dá consistentemente uma reposta imediata ao fechar uma aplicação ou a voltar ao ecrã inicial.



Software
O Windows 8.1 está agora mais perto da concorrência. Novas funcionalidades tais como o Action Center, Word Flow Keyboard, VPN, Quiet Hours e um Start Screen mais personalizável tornam este sistema mais prático de utilizar. O Cortana, funcionalidade rival da Siri da Apple, por enquanto apenas disponível nos Estados Unidos, contribui também para a competitividade do novo Windows Phone.

A funcionalidade People Hub, continua como um dos pontos fortes do Windows Phone, consolidando de forma exemplar os contactos através de múltiplas fontes (linkedin, facebook, twitter, Windows Live, Exchange) e mantendo-nos atualizados no que de mais importante se passa nas redes sociais favoritas. Uma novidade no People Hub são os Rooms, uma forma de agrupar contactos e poder partilhar calendário, fotos e anotações num grupo fechado.

As aplicações que vêm pré instaladas, nomeadamente as “Here” da Nokia são de qualidade elevada e bastante úteis para quem viaja. O Here Drive, permite a navegação GPS offline e o descarregamento de mapas de forma gratuita.

A Store da Microsoft está ainda um passo atrás da concorrência, sendo usual não encontrar uma app que esteja disponível quer para Android quer para iOS.

Apesar de conter menos aplicações, a verdade é que as mais populares estão disponíveis na Store Microsoft: Facebook, Twitter, Skype, WhatsAPP, Instagram, Shazam, Spotify, Vine e FourSquare são alguns exemplos. Disponível também na store o Citrix Receiver e o Microsoft RemoteAPP, o que possibilitam o acesso ao NIODO Desktop a partir do telemóvel.

O Microsoft Office, vem instalado e traz também o OneNote e ligação direta ao OneDrive (serviço de armazenamento na cloud).

O suporte para imprimir de forma nativa continua sem existir o que para uma utilização profissional, desilude.

Telefone
Como telefone estamos perante um equipamento excelente. A qualidade sonora das chamadas é superior ao que encontramos na maioria dos equipamentos concorrentes e a transmissão da voz para o destinatário também é de ótima qualidade, mesmo em ambientes ruidosos graças aos 4 microfones omnidireccionais incluídos.



Resumo
É verdade que o Windows Phone nas suas versões e equipamentos iniciais, não ganhou expressão. No entanto, com o lançamento da versão 8, surgiram uma série de novos equipamentos Nokia bastante mais apelativos e uma loja de aplicações bem mais composta que lentamente estão a conseguir penetrar no mercado. O Nokia 930 em análise, nasceu já com a nova versão 8.1 do Windows Phone e ambiciona lutar mano a mano com o iPhone 5s, Galaxy S5, HTC One, entre outros.

Apesar da Store ainda estar longe do que encontramos na Apple ou Google, temos no Nokia 930 um equipamento capaz de satisfazer em pleno um cliente exigente e esta é já uma grande vitória para a Microsoft que ambiciona liderar este mercado.

O que nós dizemos

Como utilizador de Android e ex-utilizador de Windows Mobile, foi uma boa surpresa utilizar este equipamento. O Software é de facto muito rápido. Tão rápido que quando voltamos ao Android sentimos a diferença. A integração com o Windows Live é perfeita. Após introduzirmos a nossa conta, ficamos imediatamente com parte do software configurado da mesma forma que o nosso Windows 8. Uma curiosidade interessante é o Internet Explorer poder mostrar os tabs que abrimos mais recentemente no nosso PC!

A máquina fotográfica é muito boa e tem uma funcionalidade engraçada que introduz um género de movimento nas fotografias guardadas. A bateria foi também uma agradável surpresa, pois aguenta quase dois dias com uma única carga. Em relação às aplicações, ou falta delas, para a minha utilização pessoal o Nokia não demonstrou qualquer limitação, e as aplicações que vêm de raiz, nomeadamente as especificas da Nokia, são realmente úteis.

O ecrã, apesar de ser muito bom e grande, afeta o tamanho do equipamento que para mim é a grande desvantagem a apontar. Não é difícil que o mesmo nos escorregue das mãos, a parte traseira algo escorregadia, também não ajuda. Prova disso é que em menos de uma semana o 930 já caiu duas vezes, qualquer uma delas sem consequências visíveis, o que também acaba por ser um teste à resistência do mesmo. Na minha opinião, para ser perfeito, seria o hardware do Nokia 930 no chassis do 630 que tem um ecrã de 4.5 polegadas.

Comments