NIODO Recovery Cloud para SAP

Publicado a 3/31/2015 por Knowledge Inside em Review
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Já neste espaço falámos sobre o NIODO Recovery Cloud, a solução da Knowledge Inside de Disaster Recovery as a Service. Um serviço que está disponível para empresas de qualquer dimensão, dada a variedade de opções que podem ser utilizadas para a replicação dos dados. Uma vez que não existe por parte do Cliente, um investimento inicial na infraestrutura do Centro de Desastre, torna-se uma solução muito atrativa para pequenas e médias empresas que têm os seus sistemas de informação On-Premises.

O NIODO Recovery Cloud não se limita a proteger um software ou solução específica, na realidade qualquer sistema, desde que esteja a ser executado dentro de uma máquina virtual, pode ser protegido pelo serviço. Esta abrangência, não invalida que a Knowledge Inside apresente algumas aplicações mais específicas do serviço e neste caso vamos falar de SAP.

A maioria das empresas que optam pelo SAP para a gestão dos seus processos de negócio consideram-no, normalmente, uma das prioridades quando se aborda o tema de Disaster Recovery. O tema é complexo, pois muitas vezes o ecossistema de SAP e a integração com outras aplicações leva a que o Disaster Recovery se torne um projeto dispendioso, difícil de implementar e manter.

Com o NIODO Recovery Cloud, o projeto começa com a análise ao ambiente existente e a viabilidade de virtualização das roles do landscape de SAP Produtivo que ainda se mantenham físicas. Este processo inicial é fundamental para possibilitar uma recuperação mais simples e em menos tempo (RTO).

Após o sistema estar validado, são analisadas as dependências e é iniciada a definição do âmbito e a tecnologia de replicação para cada um dos componentes identificados. No NIODO Recovery Cloud estão disponíveis 3 canais de replicação de dados: SAN Replication, Veeam Replication e Hyper-V Replica. Para além destes canais é ainda possível replicar utilizando as tecnologias built-in das Bases de Dados e da Active Directory.

Uma das características de um sistema SAP é que cada um dos seus componentes apresenta diferentes requisitos de replicação.

1. Database Layer - Para este primeiro nível, podemos recorrer a SAN Replication ou DBMS Replication (SQL Always ON)

2. ASCS – Ponto único de falha das aplicações SAP, a instância central normalmente é colocada em cluster sobre um disco partilhado para que caso o servidor falhe, o recurso seja movido para o servidor passivo. Para a ASCS, normalmente a replicação é efetuada via SAN Replication ou Veeam Replication.

3. Application Server – Para os SAP Application Servers, podemos recorrer a Hyper-V Replica.

4. Cliente / SAP Gui – Neste caso é criado uma NIODO App com o SAP GUI instalado e configurado de acordo com as necessidades do cliente.

5. Active Directory – Pelo menos um domain controller no site de DR. Pode ser replicado recorrendo a Hyper-V Replica ou AD Replication.

Com o âmbito e sistema de replicação definidos, é necessário preparar a infraestrutura e criar uma VPN site-to-site entre o datacenter e o NIODO. Com a ligação entre os sites estabelecida pode-se dar inicio à replicação dos diversos componentes.

Os testes de disaster recovery, podem ser pedidos a qualquer altura e não têm impacto no sistema produtivo. Normalmente está incluído na subscrição do serviço um teste anual.

O que nós dizemos

Uma solução de Disaster Recovery aplica-se na maioria dos casos a sistemas críticos para a organização. O SAP normalmente está entre as aplicações mais críticas, mas também entre as mais complexas de implementar em DR. Com o NIODO Recovery Cloud, fica relativamente mais simples de proteger este sistema ERP. Por um valor de subscrição relativamente baixo, o cliente mantém um sistema de Disaster Recovery com tempos de recuperação de menos de 4 horas e com uma perda mínima de dados (minutos). Apenas em caso de desastre são contabilizados e faturados os recursos de CPU e Memória o que se traduz num benefício para o Cliente que não necessita de reservar infraestrutura computacional para assegurar a continuidade do negócio no caso de um desastre. Uma outra vantagem é o cliente contar com a experiência que a Knowledge Inside desenvolveu em recuperação de infraestrutura SAP.

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