Mover.io – Migração de dados para o Office 365

Publicado a 5/29/2020 por Knowledge Inside em Review
image

Desde que começou o boom da Cloud, que um dos grandes desafios para o IT tem sido o de mover a enorme quantidade de dados anteriormente alojados em servidores on-premise para os diferentes serviços de alojamento online. Até há cerca de 2 anos, para quem tinha como destino a cloud da Microsoft, não havia sequer soluções grátis off-the-shelf. Tinha de ser tudo feito por scripts laboriosos, com velocidades de transferência deploráveis e baixa fiabilidade.

Tudo isso mudou em 2018 anos com a introdução da ferramenta de migração grátis da Microsoft, a Sharepoint Migration Tool. Permitia a migração de conteúdo alojado em File Servers ou Sharepoint Servers superiores a 2013. Embora com algumas dores de crescimento habituais, esta ferramenta tem vindo a evoluir de forma gradual e assume-se como uma excelente alternativa a algumas soluções pagas, e ideal para quem não quer (ou não pode) despender avultadas somas em softwares de migração.

Tudo isso mudou em 2018 anos com a introdução da ferramenta de migração grátis da Microsoft, a Sharepoint Migration Tool. Permitia a migração de conteúdo alojado em File Servers ou Sharepoint Servers superiores a 2013. Embora com algumas dores de crescimento habituais, esta ferramenta tem vindo a evoluir de forma gradual e assume-se como uma excelente alternativa a algumas soluções pagas, e ideal para quem não quer (ou não pode) despender avultadas somas em softwares de migração.

No entanto, sempre faltou uma funcionalidade a esta ferramenta: a possibilidade de migrar dados doutro serviço de alojamento online para os servidores da Microsoft. Para esses cenários restavam as soluções pagas, a preços proibitivos para muitas pequenas e médias empresas, ou a velha solução demorada e trabalhosa de descarregar na origem e voltar a carregar no destino. O mesmo acontecia para migrações entre tenants de Microsoft 365, ou até dentro de diferentes localizações no mesmo tenant.

Foi com este cenário que a Knowledge Inside tomou conhecimento da Mover.io durante a European Sharepoint Office 365 & Azure Conference (ESPC para os amigos) de 2018. Foi nos apresentada uma solução de migração de serviços cloud para cloud, a preços razoáveis e com uma interface 100% cloud, sem qualquer necessidade de configuração de software.

Voltámos a ouvir falar desta ferramenta em Outubro de 2019, quando descobrimos que a Microsoft ficou ainda mais impressionada com este produto do que nós, pelo que decidiu adquiri-lo… e torná-lo grátis para todos os utilizadores de Microsoft 365!

Inicialmente apenas esteve disponível para clientes da América do Norte, mas recentemente ficou disponível para cliente europeus também, e é esta solução que vamos analisar aqui hoje.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

O Mover permite as seguintes migrações:

Origens

- Amazon S3/Workdocs
- Azure Blob
- Box
- Dropbox
- Egnyte
- File Servers
- FTP/SFTP
- G Suite/Google Drive
- NetDocuments
- Office 365/OneDrive/SharePoint Online, and WebDAV.

Destinos

- OneDrive
- OneDrive for Business
- SharePoint server
- SharePoint Online
- Azure Blob Storage

COMO FUNCIONA O MOVER

Como referimos anteriormente, toda a interface é web-based e bastante simplificada e intuitiva. Um exemplo disto é o facto das migrações começarem com um wizard, em que apenas temos que autorizar um conector de origem e um de destino.

A partir desse momento podemos iniciar uma migração com apenas um clique e acompanhar a sua evolução no Migration Manager incluído.

No Migration Manager as migrações são divididas em Normal Transfers e Multi-User Migrations. As Normal Transfers referem-se a migrações single-user, e as Multi-User Migrations como o nome indica referem-se a migrações de grupos de utilizadores. Podemos customizar a densidade do display, editar mapeamentos de permissões, customizar colunas, entre outras acções. Nesta mesma secção temos acesso a logs da migração, podemos efetuar scan do conteúdo para detetar potenciais problemas, bem como a possibilidade de agendar as migrações.

O que nós dizemos

Tendo ficado bastante impressionados com esta ferramenta aquando do primeiro contacto com o fabricante em 2018, e ainda mais entusiasmados quando soubemos da sua aquisição pela Microsoft e do facto de que não iria ter custos, foi com grande expectativa que experimentámos esta ferramenta de migração, e podemos dizer que não desiludiu.
Tem funcionalidade próprias de ferramentas pagas (e não é de espantar pois até 2019 era uma delas), tais como um gestor de migrações e a possibilidade de alterar migrações em curso, e tudo isto por um “preço” mais que atrativo.
Esta será sem dúvida uma ferramenta muito utilizada pela Knowledge Inside, num futuro muito próximo, para as cada vez mais frequentes migrações de dados para o Microsoft 365, ou até para migrações entre tenants de Microsoft 365 ou no mesmo tenant.

Comments