Microsoft vai lançar um SQL Server para Linux

Publicado a 3/31/2016 por Knowledge Inside em Mercado
image

A multinacional investe numa entrada em força no mundo do Linux com a ajuda de uma das suas ferramentas de maior sucesso no mercado empresarial: o SQL Server. A Microsoft prepara-se para “atacar” o desafiante mundo do Linux e escolheu, para isso, uma das suas maiores armas: o SQL Server. A multinacional sublinhou que a versão de 2016 trará consigo alterações significativas e indicou que os ambientes Linux poderão usufruir desta solução já em meados de 2017.

O SQL Server 2016 trará consigo inovadoras capacidades de encriptação de dados para garantir a máxima segurança e a proteção dos mesmos, independentemente de estes estarem armazenados ou em movimento; maior desempenho; Business Intelligence disponível em distintas plataformas fixas e móveis; analítica avançada; e capacidades de cloud que permitem a implementação de arquiteturas híbridas, um aumento da poupança e uma maior agilidade.

A entrada no Universo Linux vai permitir ao SQL Server garantir uma plataforma de dados consistente, não só em ambientes Windows Server e Linux, como também em estruturas internas e na cloud. Os clientes ganham maior flexibilidade no que diz respeito às soluções de dados, um nível de desempenho preparado para responder às situações mais críticas, um custo total de propriedade líder da indústria, a melhor segurança do mercado, e inovações de cloud híbrida. Além disto, a versão para Linux irá disponibilizar as principais funcionalidades da solução, como o serviço Stretch Database que permite às equipas de gestão o envio de dados dos servidores locais para a cloud Azure, mantendo-os permanentemente acessíveis para as aplicações que necessitam de uma base de dados específica.

Paul Cormier, presidente da área de Products and Technologies na Red Hat, reconheceu que todo o histórico e toda a experiência que o SQL Server tem no mercado empresarial será um ativo importante para os clientes Linux empresariais de todo o mundo. “Acreditamos que os nossos clientes vão receber esta notícia com agrado e vão ficar satisfeitos por verem a Microsoft a investir cada vez mais no Linux. Estamos a reforçar a parceria de cloud híbrida, abrangendo não só Linux, mas também middleware e PaaS, e como tal ficamos muito satisfeitos por podemos estender esta colaboração ao SQL Server para o Red Hat Enterprise Linux e oferecer aos nossos clientes mais opções de escolha em termos de bases de dados.”

A Gartner reconheceu recentemente a Microsoft como líder da indústria no seu Quadrante Mágico para Operational Database Management Systems, tanto em termos de execução como de visão. Esta primeira versão está ainda numa fase inicial e encontra-se a ser testada por alguns parceiros da Microsoft.

O que nós dizemos
Com esta oferta, a Microsoft não só vai disponibilizar a mais conhecida e fiável base de dados a um vasto conjunto de clientes, como também assume publicamente o compromisso de se transformar num fornecedor de soluções multiplataforma. Esta é uma solução que vai dar aos clientes mais opções de escolha e reduzir as preocupações associadas à escolha de soluções de apenas um fabricante.  
 

Comments