Microsoft Teams ou Zoom?

Publicado a 10/30/2020 por Knowledge Inside em Opiniao
image

A dúvida sobre qual solução utilizar para trabalho remoto tem assolado utilizadores e organizações nos últimos tempos, sendo provavelmente uma das questões do ano de 2020 a nível empresarial.

Nestes tempos atípicos de pandemia em que vivemos, a colaboração remota entre pessoas e organizações tornou-se um dos focos das empresas desde que o distanciamento social foi considerado essencial para abrandar o alastrar do Covid 19. Como consequência desta situação, a procura por soluções de videoconferência e de colaboração remota sofreu um crescimento exponencial, desde que em Março deste ano foram decretadas medidas de combate à pandemia que obrigaram ao teletrabalho sempre que possível.

Os dois grandes players neste momento são o Zoom e o Microsoft Teams e ao contrário do que é habitual, não são duas soluções que difiram em apenas pequenos pormenores. Refletem isso sim duas abordagens distintas para a problemática do trabalho e colaboração remota.

Vou primeiro falar sobre um aspeto subjetivo, a aparência dos 2 softwares no que concerne ao seu Interface gráfico e que condiciona a sua facilidade de utilização.

Fruto da sua maior simplicidade, o Zoom possui um interface menos complexo e onde é mais fácil um utilizador começar uma reunião ou chat. O Teams por seu lado, estando tão fortemente integrado no Microsoft 365, acaba por ser vítima das muitas opções de colaboração que permite. Com tantas opções no ecrã, pode não ser à primeira vista óbvio como iniciar as atividades mais comuns como falar por chat ou iniciar uma reunião ou chamada. No entanto apesar de inicialmente requerer mais empenho do utilizador, as inúmeras opções que depois apresente tornam-se uma vantagem no futuro. Falarei mais sobre isto quando falarmos no que diferenciam estas duas soluções.

Para quem lê esta newsletter com alguma regularidade, ou está informado sobre as duas plataformas, já percebeu por esta altura que eventualmente será mais o que as separa do que aquilo que as une, e, no entanto, são sempre consideradas como concorrentes uma da outra. A razão para isto é simples, e resume-se ao facto de que aquilo que as une, as comunicações, terem uma importância tão grande desde que a colaboração in loco se tornou um risco para a saúde dos colaboradores.

Em termos de potencialidades, ambas as soluções permitem a realização de videoconferências com limites similares. Em termos de reuniões, o Teams tem um limite de 300 participantes tanto para o plano grátis como o pago, enquanto que o Zoom varia o limite consoante o plano (100 para o grátis e até 500 com o plano mais caro). O Teams tem o mesmo limite de duração para reuniões (24h) independentemente dos planos, enquanto que no Zoom é necessário um plano pago ou as reuniões têm uma duração máxima de 40 minutos. Ambas permitem gravações, embora apenas o Teams permita gravar na cloud no plano grátis, que facilita a sua posterior partilha. Ambos permitem o mesmo número de participantes no ecrã (49) embora o Teams acrescenta a isto o Together Mode destinado a reduzir a fadiga associada ao número elevado de horas que os colaboradores passam em reuniões diariamente.

Em termos de segurança, muito se tem escrito sobre a falta dela na plataforma Zoom, mas a verdade é que a empresa tem trabalhado para mitigar essas mesmas falhas nos últimos tempos. Ainda assim, continua a existir a possibilidade de Zoom-bombing, em que pessoas não convidadas invadem uma reunião de Zoom, com todos os problemas de confidencialidade e de fuga de informação que isso gera num contexto empresarial. Quanto ao Microsoft Teams, desde a sua incepção que esteve integrado no Office 365, pelo que beneficiou sempre das suas inúmeras tecnologias de segurança (MFA, Acesso Condicional, App Protection Polices entre outras), não sendo conhecidos casos de falta de segurança como os do Zoom.

Tendo em conta o que referi até agora, pode-se considerar que ainda não existe um vencedor claro entre as duas plataformas, com o Teams a ter vantagem sobretudo pela maior segurança oferecida desde que foi concebido. Mas agora é altura de me focar naquilo que os diferencia mais: as ferramentas de colaboração.

Ao estar integrado fortemente no Microsoft 365, o Teams beneficia de todas as possibilidades de colaboração oferecidas pelas ferramentas de produtividade da Microsoft. Seja o Office Online para a coedição de documentos em tempo real dentro da plataforma, seja a possibilidade de armazenamento de ficheiros em SharePoint Online (com toda as vantagens desta plataforma em termos de partilha e versionamento, para referir apenas duas), seja o Planner que permite a gestão e tarefas de forma visual e intuitiva, as possibilidades são imensas. E isto antes de pensarmos nas integrações com 3rd party apps que o Teams permite, ou a API que permite que qualquer programador possa criar apps para a mesma.

Em termos de ferramentas de colaboração o Zoom não tem integrada nenhuma, uma vez que tem outra abordagem: a de ser o Zoom integrado noutras plataformas de colaboração como por exemplo o Slack, ele sim um concorrente do Teams na vertente de colaboração. Isto obriga sempre a utilizar mais que uma solução, o que em termos de custos faz com que os mesmos disparem em relação ao Teams. Estando integrado no ecossistema da Microsoft, permite em conjunto com os novos planos Microsoft 365 oferecer uma excelente relação custo/benefício, ou como os americanos diriam, um excelente bang for the buck!

Posto isto, resta-me tentar responder à questão levantada no início do artigo: Microsoft Teams ou Zoom?

Se a intenção for apenas a de videoconferência, diria que será uma questão de analisar os prós e contras de cada solução (referi os que considerei mais relevantes, mas convém analisar todos) e ver qual a solução que mais se adequa a cada organização. O Microsoft Teams para mim ganha claramente em segurança e o Zoom em facilidade de utilização.

Se, no entanto, também existe um requisito de colaboração (e não conheço nenhuma organização em que isto não seja verdade), o Microsoft Teams é claramente a solução mais completa pela sua integração no ecossistema do Microsoft 365. O Zoom implicaria sempre uma subscrição adicional de outro serviço para se poder equiparar ao Teams no que toca a colaboração.

Por fim, mesmo correndo o risco de puxar a brasa à nossa sardinha, já que não nos cansamos de referir como o Teams é o hub para toda a colaboração interna da KI, e tendo em conta que as soluções pagas entre Zoom e os planos de Microsoft 365 são equiparáveis, para mim a resposta à questão inicial é clara e inequivocamente tendo em conta o que oferece e o que custa: Microsoft Teams.

Comments