Microsoft Teams

Publicado a 11/30/2016 por Knowledge Inside em Review
image

No dia 02 de Novembro, num evento em Nova Iorque, a Microsoft anunciou a nova ferramenta de colaboração de equipas, o Microsoft Teams. Ainda em preview (a versão final será disponibilizada no primeiro trimestre de 2017), mas já disponível em 181 países e em 18 idiomas diferentes para clientes do Office365, o Microsoft Teams posiciona-se como um grande concorrente ao Slack.

Segundo a empresa de Redmond, o Teams irá ser o verdadeiro centro de trabalho de equipas uma vez que, numa única aplicação, é possível partilhar e trabalhar documentos relacionados com um determinado projeto, efetuar chamadas de voz e vídeo (através da integração com o skype) e estabelecer chats de equipa ou pessoais. O Word, Excel, PowerPoint, SharePoint, OneNote, Planner, Power BI e o Delve estão também completamente integrados nesta ferramenta, permitindo uma agilização da comunicação entre as equipas.

As equipas podem também personalizar o seu espaço de trabalho, organizar documentos ou conversas por assunto. A utilização de bots para automatizar workflows ou para esclarecer dúvidas dos utilizadores é fortemente encorajada pela Microsoft que está a construir bots que irão integrar com o Teams. Além disso muitos parceiros estão também a criar bots através do Miicrosoft Bot Framework pelo que muito em breve devem existir no mercado novidades a este respeito.

Se já é cliente de Office 365 e possui um dos seguintes planos: Business Essentials, Business Premium ou Enterprise E1, E3 ou E5, já pode começar a utilizar esta ferramenta, bastando para isso aceder ao seu centro de administração do Office 365, carregar em Definições > Apps > Microsoft Teams.

O acesso ao Teams é quase transversal ao sistema operativo, funcionando em Windows, Mac, Android, iOS e web.

O que nós dizemos
Depois de muito se ter especulado com uma eventual aquisição do Slack pela Microsoft, a empresa de Nadella surpreendeu ao lançar um novo produto feito de raíz . Apresentado como uma ferramenta de chat empresarial, o Microsoft Teams vai muito mais além, uma vez que promete ajudar as equipas a comunicar em tempo real tirando proveito da natural integração com as ferramentas cloud da Microsoft. Recentemente o Facebook entrou também na corrida das ferramentas de colaboração entre equipas ao lançar o Facebook Workplace, pelo que assistimos com renovado interesse aos próximos desenvolvimentos destas aplicações. Nós na Knowledge Inside já estamos a utilizar o Teams, se é melhor do que os outros? Não sabemos, mas quem sabe se não faremos um comparativo em breve.

Comments