Microsoft System Center Configuration Manager 2012 R2

Publicado a 1/28/2014 por Knowledge Inside em Review
image

Também conhecido por SCCM 2012 R2, é uma das peças integrantes da mais recente família dos produtos System Center da Microsoft. E que à imagem do Windows Intune, com o qual pode integrar (ferramenta que tivemos oportunidade de rever na última “Noticias na Cloud”), permite aos administradores do sistema gerir os dispositivos da Organização, com algumas vantagens e funcionalidades acrescidas em relação às versões anteriores do produto.

São várias as funcionalidades que podemos destacar e que integram o produto, como por exemplo:
- Publicação e instalação de aplicações
- Gestão de dispositivos
- Gestão de desktops virtuais
- Gestão de Antivírus (Endpoint Protection)
- Definição e gestão de políticas de conformidade
- Gestão e instalação de updates Microsoft
- Gestão de energia
- Aplicação de Sistemas Operativos
- Monitorização dos clientes e do seu estado
- Gestão dos ativos e informação relevante dos mesmos
- Inventário de hardware e software

 

O SCCM 2012 R2 enfatiza uma nova abordagem à gestão da infraestrutura centrada no utilizador. Dando aos administradores de sistema as ferramentas necessárias para distribuir e instalar software para os seus dispositivos principais e permitindo ao utilizador um maior controlo na aplicação desse software, através do acesso ao Software Center (instalado no dispositivo, com o cliente de SCCM) ou através de um Portal como de uma App Store se tratasse (Application Catalog).

Em conclusão, o novo SCCM 2012 R2 traz-nos o suporte para as versões mais recentes do Windows como são exemplos o Windows 8.1 e o Windows 2012 R2, e para dispositivos não Windows (Macs, Apple iOS e Android).

Permite aos administradores do sistema uma gestão mais eficiente e assertiva da infraestrutura da Organização (desktops, portáteis, servidores, e dispositivos móveis) e a distribuição de software de uma forma segura e escalável (aplicações, sistemas operativos, atualizações de sistema, antivírus, etc). Traz novas funcionalidades para o suporte e gestão das configurações dos dispositivos móveis, e para a aplicação de certificados, perfis de VPN, perfis de WIFI e configurações de acesso remoto nos clientes.

Comments