Microsoft Surface Laptop, um elemento de elegância

Publicado a 8/31/2017 por Knowledge Inside em Review
image

Recentemente, a Microsoft lançou no mercado o Surface Laptop. Na linha da família Surface, mas com o sentido de suprimir uma lacuna apontada por muitos, a Microsoft, sem procurar inovar ou reinventar o que já nos tem habituado desde que se iniciou no mundo do hardware, dá-nos agora um portátil dito “normal”.

Com o inicio no Tablet Surface RT, depois das várias versões do Surface Pro e do mais recente Surface Book, a tecnológica de Redmond tentou sempre surpreender com as suas soluções de hardware, mas parece que finalmente conseguiu produzir um equipamento que vai de encontro com o que o mercado ansiava. Uma máquina que se pretende um compromisso perfeito entre portabilidade, desempenho e elegância.

Para muitos o novo Surface Laptop, apresenta-se em muito aspetos com várias semelhanças ao MacBook Air, mas com detalhes que o diferenciam como por exemplo o uso de tecido Alcântara no seu fabrico e o novo Windows 10 S, sistema operativo que vem instalado por defeito.

O Hardware

Mantendo uma abordagem mais conservadora e apesar das semelhanças com o concorrente da marca da maçã, o Surface Laptop distingue-se pelas suas linhas menos curvas e formas mais angulares, a sua leveza, portabilidade e o equilíbrio entre performance e um tempo de vida de bateria, que a maioria dos utilizadores almejam.

Apesar de disponibilizado em várias cores a nível mundial, em Portugal teremos apenas disponível a versão Platina. O computador tem um ecrã tátil de 13,5 polegadas com tecnologia PixelSense em Corning Gorilla Glass 3. O alto desempenho é assegurado por processadores Intel Core i5 e i7 de 7ª geração, com 4, 8 ou 16 GB de RAM e discos SSD de 128, 256 ou 512GB. O peso ronda os 1,25 Kg.

A Microsoft anuncia uma autonomia na ordem das 14,5 horas (de reprodução de vídeo), mas devemos considerar entre 7h e 9h para um uso dito “normal”, com utilização de diferentes aplicações e navegação na Internet.

São ainda dignos de registo o facto de o portátil não possuir speakers visíveis (estão incorporados por baixo do teclado), não invalidando que a qualidade do som seja de nível superior, e a menos consensual utilização do tecido Alcântara que envolve o teclado, o touchpad e a base de apoio aos punhos e que deixa muitos utilizadores desconfiados da sua usabilidade, durabilidade e até mesmo o valor acrescentado em termos estéticos que possa trazer ao equipamento. Há quem valorize o toque de conforto e luxo que oferece o tecido Alcântara, mas ao mesmo tempo receiam que com o uso e o passar do tempo, este detalhe se torne mais um problema do que valor acrescentado à solução. Inevitavelmente será sempre um ponto de discussão e controvérsia quando se falar do Surface Laptop.

Para os amantes de um cabo só, este será o portátil ideal, uma vez que vem equipado com apenas uma porta USB-A 3.0, uma mini DisplayPort, um jack para headphones e a porta “Surface Connector” para a alimentação da máquina. Fica de fora uma porta USB-C, que a maioria dos fabricantes procura introduzir nas suas soluções mais recentes, slots para SD Cards ou outras portas, que obrigarão o utilizador a adquirir dongles ou outros acessórios que permitam soluções de expansão.

Com um valor que começa nos 1169€, uma versão mais equilibrada e de performance superior equipada com um Intel Core i5, 8 GB RAM e 256 GB SSD, pode chegar aos 1499€.

O Windows 10 S

O novo Surface Laptop é entregue com o novo Windows 10 S, procurando a Microsoft desta forma privilegiar o desempenho e a segurança, que o sistema operativo oferece.

A Microsoft anuncia ainda que o novo portátil foi desenvolvido a pensar nos estudantes que necessitam de um portátil e não de um tablet.

O Windows 10 S, tem para muitos a desvantagem de permitir apenas a instalação de aplicações disponibilizadas a partir da App Store e que de momento a oferta está longe de cativar, tornando quase imprescindível o upgrade para a versão Pro do Windows 10 e que será gratuita até ao final de 2017 (o upgrade leva apenas cerca de 3 minutos a concluir, e depois de efetuado torna-se irreversível, sendo necessária a formatação do equipamento para voltar ao sistema operativo original).

O que nós dizemos
Se privilegia o design, a qualidade de construção, a portabilidade e um excelente compromisso entre performance e autonomia, o Microsoft Surface Laptop apresenta-se como uma excelente solução (considerando já, o upgrade para o Windows 10 Pro). Mas, e há sempre um mas, se procura um equipamento mais profissional onde a performance e as soluções de expansibilidade sejam um requisito, pelo mesmo valor do Surface Laptop (na versão que identificamos na nossa review) existem outras soluções no mercado a considerar.

Comments