Microsoft Loop – Uma ferramenta poderosa de colaboração

Publicado a 3/31/2023 por Knowledge Inside em Review
image

Está agora disponível para todos com conta Microsoft ou subscrição Azure AD ativa, em preview, a nova ferramenta da Microsoft – Loop – uma plataforma centralizada cujo objetivo principal é a colaboração entre equipas para a gestão de tarefas e projetos, com recurso às restantes aplicações do Office.

Junte-se a nós em mais um review onde iremos apresentar os pontos principais da Microsoft Loop e diga adeus à frustração de constantemente saltar entre aplicações de Office!

O funcionamento da Microsoft Loop está construído sobre 3 grandes conceitos:

  • Workspaces
  • Páginas
  • Componentes

Podemos pensar nos Workspaces como os projetos nos quais estamos envolvidos. Na criação de um novo Workspace, serão automaticamente sugeridos outros documentos que tenhamos já criados e os mesmos serão adicionados ao Workspace, sob o formato de páginas.

As páginas são elementos flexíveis dentro dos Workspaces da Microsoft Loop, que podem ser ajustados e editados ao longo do curso do projeto. É também possível deixar comentários e reações, de forma semelhante ao que fazemos diariamente no Teams.

Com o comando “/”, podemos adicionar etiquetas, imagens, emojis, tabelas e muito mais a cada página. Alerte facilmente os colegas de projeto, com o comando “@” para que nada escape.

Finalmente, temos os Componentes, a melhor parte da Microsoft Loop. Os componentes são o elemento que transforma cada Página do Workspace em blocos que conteúdo dinâmico que podem ser partilhados e editados em tempo real.

Quer seja pelo Teams, Outlook, Word ou até Whiteboard, sempre que um componente é partilhado e editado na plataforma escolhida, todas as alterações serão automaticamente refletidas dentro da Microsoft Loop. Se já usa o Planner ou o To-Do, também será possível sincronizar as listas de tarefas com a Microsoft Loop.

Colaboração a qualquer hora e em qualquer lugar, no seu computador ou pelo telemóvel, com suporte até 50 pessoas em edição concorrente, embora a recomendação da Microsoft seja de grupos entre 2 a 12 por Workspace, a Microsoft Loop é o resultado final de anos de desenvolvimento da Microsoft na tentativa de mudar o paradigma do que é um documento Office. A ideia de transformar tabelas, gráficos, listas e textos em blocos de conteúdo dinâmicos e colaborativos está agora mais próxima de se concretizar.

Mas não é tudo e guardámos o melhor para o fim. Embora ainda não estar disponível para todos, a Microsoft está atualmente em testes de integração da Microsoft Loop com o novo Microsoft 365 Copilot, uma ferramenta de AI. Com esta integração, será possível usar sugestões feitas pela AI, fazer perguntas e até pedir para reformular as respostas – de forma muito semelhante ao atualmente popular ChatGPT – e tudo dentro dos Componentes da Microsoft Loop, com as vantagens já referidas.

O que nós dizemos

Na Knowledge Inside acreditamos que o trabalho em equipa é essencial para o sucesso de qualquer organização e, por isso, consideramos as ferramentas como a Microsoft Loop, que facilitam a batalha do dia-a-dia de manter a equipa alinhada e a informação centralizada, integrando com as restantes apps do ecossistema do 365, essenciais para chegar a bom porto o final de cada projeto.

Comments