Microsoft Inspire 2021: principais ideias

Publicado a 7/30/2021 por Knowledge Inside em Mercado
image

Num ano marcado pelos eventos virtuais, o Microsoft Inspire 2021 traçou as tendências e as principais mensagens e atualizações de diferentes soluções, incluindo Azure, Windows 365, e Microsoft Viva.

A Microsoft Cloud é uma nova oferta que ajuda os clientes de todas as indústrias a atingir os seus objetivos de redução de carbono e garantia de sustentabilidade. Disponível para visualização no final deste ano, permite às organizações registar, reportar e reduzir as suas emissões. A Microsoft prometeu mais informação em breve e a Knowledge Inside vai estar atenta.

Novos produtos e ofertas para Azure

A Microsoft anunciou o Azure SQL ativado por Azure Arc. O Azure SQL será um produto sempre atualizado e funcionará em qualquer infraestrutura. Além disso, vai permitir a faturação diretamente na cloud. Esta solução estará disponível em finais de Julho ou início de Agosto

A Microsoft vai ainda garantir atualizações de segurança alargadas gratuitas apenas no Azure. Os clientes Azure terão direito a 3 anos de atualizações para Windows Server 2012 e SQL Server 2012, e a Microsoft também oferecerá 1 ano de atualizações para Windows Server e SQL Server 2008 e 2008 R2. Além disso, a empresa alargou a sua oferta de migração Azure Synapse. Os clientes elegíveis podem poupar até 70% ao migrar para a Azure Synapse, tendo a oferta sido alargada até 31 de Dezembro de 2021.

O Programa de Migração e Modernização do Azure oferece orientação e ferramentas necessárias para migrar para o Azure. Alguns clientes serão elegíveis para o acesso a peritos em migração para o Azure, bem como para a poupança de custos quando se mudarem para o Azure.

O novo normal e o trabalho moderno

Uma nova oferta anunciada pela Microsoft é o Windows 365, responsável por disponibilizar o sistema operativo tal como o conhecemos para a cloud. Este anúncio muda por completo as regras do jogo e leva o atual cenário de trabalho na cloud da Microsoft para o próximo nível.

Com o Windows 365, o estado do popular sistema operativo Windows permanecerá o mesmo, mesmo que se alterem os dispositivos. Pode por exemplo estar a trabalhar no seu ambiente de trabalho no escritório para depois deixar as instalações e voltar a entrar no seu portátil em casa - todas as suas aplicações ficarão no mesmo estado em que as deixou no seu PC de trabalho. Isto permite verdadeiramente um espaço de trabalho sem descontinuidades em múltiplos dispositivos.

Os clientes podem também aproveitar a Endpoint Analytics para obterem uma visão do desempenho dos PCs com Windows 365 na cloud. Utilizando estes dados, pode atualizar em minutos o desempenho dos PCs com cargas de trabalho mais exigentes. Melhor de tudo, o Windows 365 funcionará tanto com o Windows 10 como com o Windows 11 - tudo o que precisa é de um browser web e a autenticação Multi-Factor continuará a manter o seu espaço de trabalho seguro

Microsoft Viva, a nova oferta

A Microsoft deu ainda a conhecer o Microsoft Viva - uma Plataforma de Experiência do Empregado ou Colaborador (EXP). Destina-se a ajudar os utilizadores a permanecerem ligados uns aos outros e à missão da empresa, proporcionando uma forma simplificada para se ligarem a ferramentas e sistemas utilizados todos os dias. O Viva divide-se em: Topics, Insights, Learnings e Conections.

• A Viva Topics permite-lhe identificar especialistas em conhecimento de toda a sua organização, e utiliza inteligência artificial para categorizar a informação em tópicos.
• A Viva Insights utiliza dashboards para dar aos colaboradores conhecimentos valiosos sobre o trabalho que estão a realizar e o impacto que este tem no negócio, na sua produtividade e no seu bem-estar pessoal.
• A Viva Learning reúne ferramentas de aprendizagem para que os utilizadores possam facilmente investir tempo na atualização de competências.
• A Viva Connections fornecerá um painel de instrumentos altamente personalizado para ações e lembretes, funcionando como um feed personalizado para notícias e informações da empresa.

O que nós dizemos

Tal como se esperava, o Microsoft Inspire 2021 deu a conhecer mais do que novas ofertas comerciais da Microsoft, mas uma verdadeira revolução na forma como a empresa encara o futuro da computação.
O Windows 365 é a esperada passagem final para o trabalho na cloud, agora ao nível do sistema operativo do parque informático dos colaboradores, e testemunha a forma como a Microsoft compreendeu e se adaptou ao que empresas e colaboradores exigem no que respeita a flexibilidade de trabalho e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Este cenário foi aliás acelerado pela pandemia de 2020 e 2021, que tratou de reformular a forma como as pessoas trabalham e como as empresas fazem o seu negócio.
Destaque especial ainda para o Microsoft Viva, que reforça esta ideia de maior integração da força de trabalho entre si e de um melhor alinhamento com os objetivos das empresas e com as suas missões. A Knowledge Inside vai estar atenta aos próximos desenvolvimentos. Até breve.

Comments