Microsoft Inspire 2019

Publicado a 7/31/2019 por Knowledge Inside em Mercado
image

Realizou-se entre 15 e 17 de julho, em Las Vegas, o Microsoft Inspire, a conferência mundial de parceiros Microsoft. Este ano à semelhança do ano passado, em conjunto com o Microsoft Ready, o evento de kick-off interno da Microsoft para as áreas técnicas, de marketing e vendas.

As atividades principais do Inspire começaram com o Corenote da Gavriela Schuster, com um discurso sempre motivador sobre a importância da rede Microsoft Partner na difusão e aplicação das soluções Microsoft.

Outra das apresentações mais aguardadas foi a do Judson Althoff que brindou os participantes com alguns exemplos práticos da aplicação das tecnologias Microsoft e o objetivo de democratização global do mundo digital.

Ainda no primeiro corenote, foi aguardada com expectativa as palavras de Simon Sinek, um dos gurus de liderança mais falados da atualidade, que consolidou as suas ideias numa sessão posterior. (https://simonsinek.com/)

Alguns dos temas mais importantes realçados durante o evento, incluíram a importância da aproximação da data final do suporte ao Windows 2008 (Janeiro 2020) e como o Azure pode ajudar na migração destas workloads para a Cloud. Também realçado o facto de o suporte ao SQL Server 2008 ter terminado em julho deste ano. Muita preocupação envolvida nos problemas de segurança que estes sistemas poderão ter após o fim do suporte. Enfoque grande no Azure Migration Program, que ajudará os parceiros Microsoft a acelerar a migração dos sistemas dos clientes para Azure.

Outro dos temas muito abordado, tanto nos Corenotes como em várias sessões durante a conferência, foi a importância do Teams na colaboração entre as pessoas. A sua utilização atinge mais de 13 milhões de utilizadores diários, e envolve as vertentes de chat, videoconferência, VoIP e acesso a ficheiros.

A preocupação com a segurança não foi esquecida. Além de existirem várias sessões dedicadas ao tema, foi anunciada a criação de uma nova competência para parceiros Microsoft, a Microsoft Security Competency.

O momento alto do último dia foi sem dúvida o Corenote do CEO Satya Nadella, com alguns números interessantes. 90% da informação existente atualmente, foi gerada nos últimos 2 anos. A Microsoft espera que sejam desenvolvidas 500 milhões de aplicações nos próximos 5 anos. Este é um desafio possível não só pelos trabalho dos developers mas também com o contributo de pessoas que não estão ligadas ao desenvolvimento, dado a aposta cada vez maior em plataformas de desenvolvimento muito simples de usar. O entusiasmo passado para os parceiros andou à volta dos números 100:17:7 (100.000 colaboradores Microsoft e 17 milhões de parceiros com a oportunidade de criar impacto em 7 biliões de pessoas através do poder da tecnologia!).

O Inspire termina sempre com uma celebração especial entre todos os parceiros, este ano contando com a participação dos Queen e Adam Lambert. Sem dúvida memorável.

O que nós dizemos

Esta é uma conferência essencial para os parceiros Microsoft, onde se divulgam as tendências e as apostas da Microsoft para os próximos 12 meses (ano fiscal da Microsoft inicia-se em julho). Os temas mais ouvidos neste evento foram segurança, Teams, Azure, AI além obviamente de alguns temas dedicados à gestão de parceiros. Não considero que este ano tenha sido profícuo no que concerne à apresentação de novidades tecnológicas. Foi uma conferência onde se deu maior importância à alavancagem da utilização das tecnologias existentes. Considero uma excelente oportunidade para consolidarmos a utilização dos ambientes Cloud Microsoft em muitas organizações que já subscrevem os serviços mas estão longe da utilização plena das potencialidades oferecidas. Desafio aceite!

Comments