Microsoft Ignite 2015: Todas as novidades

Publicado a 5/29/2015 por Knowledge Inside em Mercado
image

Vinte e três mil pessoas estiveram presentes em Chicago no Ignite 2015, um encontro que pretende centralizar conferências técnicas da Microsoft e dar a conhecer as novidades da multinacional de Redmond.

A Microsoft continua a dar nas vistas no que respeita a grandes eventos tecnológicos. Depois do Build, a empresa escolheu a cidade de Chicago para a conferência Ignite 2015. O objetivo? Juntar num único evento que substitui outros encontros da comunidade (como o TechEd) a comunidade técnica de TI para dar a conhecer as novidades e inovações tecnológicas que a empresa tem vindo a desenvolver. O Ignite 2015 acolheu 23 mil profissionais do setor em mais de 200 sessões onde foram discutidas e analisadas as mais variadas tecnologias, soluções e conceitos.

Foi precisamente neste encontro que ficámos a conhecer a abordagem da Microsoft às reuniões do futuro, testemunhadas pelas funcionalidades implementadas no Skype. Entre estas novas funcionalidades, destaque para a possibilidade de pré-carregar anexos na “sala virtual” das reuniões colaborativas, para poupar tempo e para que todos os participantes tenham acesso a documentação no início das reuniões. Além disso, vai ser possível estipular a coautoria de sessões para que os vários participantes possam trabalhar num único documento aquando da reunião. As alterações são visíveis em tempo real por todos.

A Microsoft apresentou ainda uma preview do Office 2016, disponível gratuitamente para utilizadores do Office 365. Entre as novidades, destaque para a possibilidade de acesso a documentos a partir de qualquer parte e em qualquer equipamento, a coautoria em tempo real na aplicação Windows Desktop (a partir do Word 2016), a inclusão de novas tabelas e gráficos e a autenticação multifator do Outlook através de integração com Active Directory Authentication Library.

Entre as atualizações de produtos e soluções já disponíveis no mercado, realce para o Windows Update for Business, uma plataforma que tem como objetivo dotar os administradores de maior controlo, permitindo, entre outras coisas, que decidam que filiais ou computadores recebem as atualizações numa primeira fase. Além disso, a solução facilita a implementação eficiente das atualizações remotamente e através de uma largura de banda limitada. O objetivo passa por reduzir as despesas de gestão e reduzir o tempo de implementação dos updates, melhorando os índices de segurança. A empresa deu ainda a conhecer várias atualizações para o Office 365, nomeadamente a implementação de encriptação ao nível dos ficheiros nos emails, a integração de grupos do 365 com Dynamics CRM e na Preview do Outlook 2016, um novo portal de conhecimento no Office 365 (InfoPedia – disponível em breve) e a possibilidade de administrar os grupos da suite usando Powershell.

Os participantes ficaram também a saber que o setor empresarial parece ter acolhido favoravelmente o OneDrive. No encontro, a empresa revelou o roadmap e as novas funcionalidades pensadas para esta solução: a possibilidade de partilhar pastas do OneDrive na app móvel e a disponibilidade de um menu de contexto através do botão direito. Os anexos OWA e integração Yammer serão novidades anunciadas para o OneDrive em breve. De resto, o OneDrive será disponibilizado com um novo cliente de sincronização no terceiro trimestre de 2015 e o limite de 20.000 ficheiros será abolido no último trimestre deste ano.

O que nós dizemos
O Ignite 2015 foi criado com um princípio inteligente de centralização de vários eventos tecnológicos promovidos pela multinacional norte-americana, e as novidades da edição deste ano não deixaram créditos por mãos alheias. Ao abordar o Skype para empresas, o Office 2016, o Windows Update para ambientes empresariais, as atualizações para o Office 365, as alterações no OneDrive pensadas para empresas e outros temas, como a analítica ou o SharePoint 2016, a Microsoft revela a atenção que está a dedicar à comunidade profissional e à forma como implementa as novidades tecnológicas como elementos facilitadores do dinamismo empresarial e da simplificação de processos. Esta abordagem visa ainda melhorar a eficiência e reduzir os custos tecnológicos das empresas.

Comments