Microsoft está a levar VMware para o Azure. VMware está irritada!

Publicado a 11/30/2017 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft surpreendeu recentemente o mercado, e sobretudo a VMWare, quando anunciou que iria ajudar a suportar a passagem e integração das cargas de trabalho da VMware para o Azure, e implementar também a virtualização VMWare em hardware Azure. A solução Azure Migrate está já disponível, e de forma gratuita, e funciona em conjunto com um novo programa chamado VMware Virtualization on Azure, e está a ajudar os clientes a passar todas as etapas da migração para Azure.

O serviço gratuito não se vai focar em workloads para um único servidor, mas sim em aplicações multi-servidor ajudando os clientes nas três etapas - Descoberta e avaliação; Migração; e Otimização de Custos e Recursos. O serviço pode descobrir as suas aplicações on-premises hospedadas em VMware, visualizar as dependências entre elas, e ajudar os clientes a criar máquinas virtuais em Azure com o dimensionamento correto. O Azure Site Recovery (ASR) pode ser usado na migração das cargas de trabalho da infraestrutura on-premises VMware para Microsoft Azure. No final de contas, quando a aplicação está a correr em Microsoft Azure, o serviço gratuito Azure Cost Management ajuda-o a prever, registar e optimizar os seus gastos. Além deste serviço, o que aparenta realmente ser uma grande novidade é a preview do VMware vSphere on Microsoft Azure, que correrá apenas em hardware Azure, e cuja disponibilidade está prevista para 2018.

A capacidade de correr cargas de trabalho VMware no Azure é muito apetecível para todos os que investiram na plataforma da Microsoft, sendo que em 2018 a disponibilidade do VMware vSphere on Microsoft Azure já deverá ser generalizada. No entanto, há ainda algumas questões sobre esta matéria, pois existe uma incerteza no mercado sobre quem está a apoiar a Microsoft nesta iniciativa. Uma coisa aparenta ser certa: não é a VMware. 

A VMware foi rápida a emitir um parecer sobre esta ação da Microsoft, afirmando: “A VMware não recomenda e não irá dar suporte a clientes que estejam a correr em Azure”. Ou seja, se houver algum problema na migração ou nas cargas de trabalho, os clientes podem ficar sem suporte, ou então recorrer ao parceiro Microsoft.

O que nós dizemos
Por muito bom e tentador que possa parecer correr VMware em Azure, talvez seja aconselhado esperar um pouco. É uma mudança muito significativa e pare que ainda há muitas situações a serem esclarecidas ou resolvidas. Por exemplo, o facto de a VMware estar nitidamente desagradada com a iniciativa da gigante norte-americana e anunciar que não dará suporte a estas soluções poderá ser o maior entrave a ultrapassar.

Comments