Microsoft e Facebook juntas para melhorar velocidade de dados via cabo transatlântico

Publicado a 5/31/2016 por Knowledge Inside em Mercado
image

As duas empresas estabeleceram uma parceria para construir o cabo MAREA, que vai oferecer velocidades de até 160Tbps.

A velocidade de dados é um dos aspectos que as empresas e os consumidores dão mais importância atualmente, sobretudo tento em conta a crescente adoção da cloud e o crescimento do trabalho feito com base em ferramentas on-line. Cientes deste ponto, a Microsoft e o Facebook quiseram dar um passo de gigante para melhorar a experiência de utilização deste tipo de ferramentas através da construção do cabo MAREA, o qual irá atravessar o Atlântico com promessas de aumentar a velocidade dos dados.

Este cabo vai juntar-se a muitos outros que já existem, mas com uma particularidade: o cabo MAREA pretende oferecer velocidades de até 160Tbps, o que é significativamente superior ao de qualquer outro cabo atualmente em utilização. O MAREA será o cabo subaquático com maior capacidade que alguma vez passou pelo Atlântico. Vai conter oito pares de fibra e ter 6600 km, sendo o primeiro a ligar os Estados Unidos ao Sul da Europa: Desde a Virginia Beach a Bilbao, Espanha, indo depois para hubs na Europa, África Médio Oriente e Ásia. Na execução deste projeto, a Microsoft e o Facebook estão a trabalhar com a Telxius, a empresa de infraestruturas de telecomunicações da Telefónica, que já possuem muita experiência na construção de cabos subaquáticos.

A maior rapidez de comunicação vem apoiar sobretudo a estratégia da Microsoft, que tem estado a apostar significativamente em serviços online, como Bing, Office 365, Skype, Xbox Live e Microsoft Azure. Os serviços estão a ter uma boa receptividade do mercado, no entanto, é cada vez mais patente a necessidade de oferecer uma velocidade alta e estável para os apoiar, algo que a gigante norte-americana espera conseguir com esta nova aposta. Pelas palavras da mesma, esta nova e robusta infraestrutura “vai permitir que os clientes consigam armazenar, gerir, comunicar e aceder aos seus dados de forma fiável e estável na Cloud da Microsoft”.

O que nós dizemos
Está a ser muito interessante acompanhar a aposta da Microsoft na cloud. A gigante já investiu mais de 15 mil milhões de dólares na concepção de infraestruturas e serviços cloud resilientes, e está efetivamente a transformar-se numa das referências neste sector. O novo cabo é um passo em frente nesta estratégia, melhorando significativamente as velocidades de transmissão de dados e, por conseguinte, a experiência de utilizador. No entanto, a empresa não está sozinha nesta guerra. A Amazon e a Google já fizeram os seus próprios investimentos em cabos submarinos, e tudo indica que deverão continuar. Trata-se de uma “guerra” que quem sairá a ganhar será sempre o utilizador.  
 

Comments