Microsoft anuncia Windows 10 Pro para workstations

Publicado a 8/31/2017 por Knowledge Inside em Mercado
image

Depois de uma profunda análise do feedback dos utilizadores através do Windows Insider Program, a multinacional prepara-se disponibilizar um sistema concebido para hardware topo de gama

A Microsoft anunciou em meados de Agosto o Windows 10 Pro para Workstations, uma versão topo de gama do Windows 10 Pro concebida para responder às necessidades dos utilizadores mais exigentes, que recorrem a máquinas com configurações avançadas em cenários mission critical. A nova versão será disponibilizada já no outono como parte integrante do Creators Upgrade.

O Windows 10 Pro para Workstations foi desenvolvido tendo por base o feedback recolhido através do Windows Insider Program e pretende otimizar todas as potencialidades de hardware topo de gama. Entre as novidades, destaque para:

  • ReFS: o novo sistema de ficheiros da Microsoft apresenta novas funcionalidades que podem detetar e corrigir erros nos dados no disco de forma automática mantendo-o online. Além das melhorias na resiliência, o Resilient File System consegue gerir elevados volumes (até 4.7 zettabytes) com facilidade. 

  • Memória persistente: o Windows 10 Pro para Workstations oferece as apps mais exigentes com a performance necessária em módulos de memória não volátil. Estes módulos permitem ler e escrever dados de forma mais célere. E porque se trata de memória não volátil, os ficheiros são guardados mesmo quando a máquina é desligada.

  • Partilha de ficheiros mais rápida: conta com SMB Direct, uma funcionalidade que suporta adaptadores de rede que contam com Remote Direct Memory Access (RDMA). Estes adaptadores funcionam a velocidade máxima e com uma latência reduzida, utilizando ainda poucos recursos da CPU.

  • Abrangente suporte de hardware: tendo em conta o feedback dos utilizadores, a Microsoft trabalhou arduamente em conceber um sistema que permite tirar o máximo do hardware presente nestas máquinas todo de gama. O Windows 10 Pro para Workstations pode ser usado com processadores Intel Xeon ou AMD Opteron em configurações de até 4 CPUs e com até 6TB de memória.

O que nós dizemos
O desempenho é um argumento essencial no presente cenário, caracterizado por um elevado ritmo de inovação acompanhado por um não menos dinâmico ritmo de crescimento de necessidades de processamento e disponibilidade. O Windows 10 Pro para Workstations vai introduzir algumas alterações a nível de arquitetura do kernel para tirar o máximo do poder de processamento das mais recentes CPUs e de elevadas quantidades de memória RAM. A multinacional americana concebeu o novo sistema baseando-se maioritariamente no feedback recolhido juntos dos power users, pelo que as alterações introduzidas no Windows 10 Pro para Workstations foram especificamente pensadas para responder às necessidades destes exigentes utilizadores.

Comments