Microsoft anuncia o Public Preview do Windows Virtual Desktop

Publicado a 3/29/2019 por Knowledge Inside em Mercado
image

Depois de no ano passado a Microsoft ter anunciado a private preview do Windows Virtual Desktop (WVD), chegou o anúncio da disponibilização deste serviço em Public Preview.

Este serviço da Microsoft caracteriza-se por disponibilizar um ambiente Windows 10 multiutilizador otimizado para funcionamento com o Office 365 ProPlus e também outras aplicações Windows, funcionando como um computador convencional mas virtualmente instalado e configurado na Cloud Azure da Microsoft.

A Microsoft apresenta a segurança como um dos fatores chave desta solução. Desta forma, tendencialmente todos os dados estarão localizados na Cloud Microsoft, Office 365 e Azure. Sendo o acesso aos dados e aplicações efetuado através do Desktop Virtual, as permissões e a segurança têm por base a segurança dada pela plataforma Azure, complementada pelas políticas de segurança implementadas pelo IT da Organização.

O serviço de WVD permite também o acesso a aplicações virtualizadas. Ou seja, podemos aceder individualmente às aplicações disponibilizadas pela Organização, não tendo de aceder ao Full Desktop. Estas aplicações podem ser da Microsoft, como por exemplo o Office 365 Pro Plus, ou aplicações especificas da Organização.

A aquisição da FSLogix por parte da Microsoft, uma empresa especialista em virtualização de desktops e aplicações, veio permitir a redução de recursos e tempo para gerir e implementar a virtualização do desktop e de aplicações. Além desta aquisição, a Microsoft pretende encontrar nos parceiros uma forma de otimizar e aumentar valor ao WVD, por exemplo, através do aproveitamento das potencialidades dos serviços Citrix Cloud ou através da parceria estabelecida com a Samsung para a utilização do Windows 10 e Office 365 ProPlus através do Samsung DeX.

Por outro lado, os Service Providers e parceiros Microsoft CSP (Cloud Solution Providers) poderão oferecer soluções de Virtual Desktop através do Azure Marketplace e oferecer uma camada de serviços adicionais numa solução completa de DaaS (Desktop as a Service).

Uma vantagem imediata desta oferta, como referido pela Knowledge Inside no ano passado (https://www.knowledgeinside.pt/noticiasnacloud/post/opiniao-windows-virtual-desktop-finalmente), através do WVD existe a possibilidade de continuar a utilizar o Windows 7 com suporte estendido até 2023. Este suporte apenas estará disponível nesta solução uma vez que fora dela o suporte terminará em 14 de janeiro de 2020.

Os utilizadores são elegíveis para acederem ao Windows Virtual Desktop, se tiverem uma licença de Windows 10 Enterprise E3 ou E5 ou Education A3 ou A5. Também são elegíveis os utilizadores que tiverem licenciado planos Microsoft 365 que incluam as versões de Windows indicadas anteriormente. A grande novidade é a elegibilidade através do Microsoft 365 Empresas e F1.

Aguarda-se agora com expectativa a disponibilização geral a todos os subscritores do Azure, esperando-se que aconteça no início do novo Fiscal Year da Microsoft, ou seja a partir do início do segundo semestre de 2019.

O que nós dizemos

É com bastante satisfação que vemos a Microsoft entrar de forma consistente na oferta de Desktop Virtual. Defendemos este formato desde 2009, ano em que apresentámos publicamente o NIODO Desktop, um serviço de Hosted Desktop que oferece um ambiente virtual Windows e inclui o Microsoft Office e o acesso ao E-mail corporativo e ficheiros, integrando as aplicações utilizadas pelas Organizações que o subscrevem mensalmente como um serviço. Não nos cansamos de acreditar que esta é a forma mais segura e controlada de acesso às aplicações e dados das empresas, ao mesmo tempo que permite uma diminuição drástica nos custos de operação do IT. Estes custos operacionais são reduzidos tanto do lado da administração de sistemas, como do lado do utilizador, promovendo aumentos de produtividade facilmente alcançáveis através da maior disponibilidade dos sistemas e da diminuição de problemas habituais existentes no ambiente de trabalho.

Comments