Microsoft anuncia o novo Windows 11

Publicado a 6/30/2021 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft apresentou esta semana o Windows 11, a nova versão do seu sistema operativo. A simplificação do design e da experiência de utilização foram, de acordo com a marca, dois dos pontos tidos mais em conta na conceção do SO.

Desde o novo botão Iniciar (que está agora no centro do ecrã) à barra de tarefas, a Microsoft teve como objetivo simplificar as ações de forma a dar o controlo ao utilizador e fazer com que o manuseamento do sistema seja mais simples. O botão Iniciar utiliza o poder da cloud e do Microsoft 365 para mostrar ao utilizador os seus ficheiros recentes, independentemente da plataforma ou dispositivo em que os estava a visualizar anteriormente, mesmo que estivesse num dispositivo Android ou iOS.

No novo Windows 11, aplicações como Snap Layouts, Snap Groups e Desktops foram introduzidas para fornecer ao utilizador uma forma ainda mais poderosa para realizar várias tarefas. Com a opção Desktops, por exemplo, o utilizador pode criar espaços separados para cada dimensão da sua vida – trabalho, jogos ou escola, por exemplo – e personalizá-los de acordo com o seu gosto pessoal, alternando ainda entre eles.

Fruto também do novo contexto gerado pela pandemia, e no crescimento da utilização de videoconferências e de colaboração, o Microsoft Teams passa a estar integrado na barra de tarefas do Windows 11, permitindo assim ao utilizador ligar-se instantaneamente a qualquer pessoa, através de texto, chat, voz ou vídeo a partir de qualquer lugar, independentemente da plataforma ou dispositivo em que estejam. Ao mesmo tempo, o utilizador Windows 11 melhorou também a integração com as características de produtividade do Teams, permitindo iniciar uma apresentação ou silenciar-se diretamente a partir da barra de tarefas.

A jogabilidade também foi tida em conta nesta nova versão do sistema da Microsoft. O Windows 11 desbloqueia todo o potencial do hardware do sistema, colocando as tecnologias mais recentes de jogo a funcionar para o utilizador. Entre estas destacam-se o DirectX 12 Ultimate, que disponibiliza gráficos imersivos de cortar a respiração e fotogramas de alta velocidade; DirectStorage para tempos de carga mais rápidos e jogos globais mais detalhados e Auto HDR para uma experiência visual mais cativante, através de uma gama de cores mais ampla e vibrante. E com a Xbox Game Pass para PC ou Ultimate, os jogadores têm acesso a mais de 100 jogos de PC de alta qualidade, bem como novos jogos adicionados constantemente.

O Windows 11 vem também munido do Widgets – um novo feed personalizado alimentado por IA e que conta com o melhor desempenho de browser do Microsoft Edge, e que pretende simplificar o acesso do utilizador à informação. Foi concebida uma nova Microsoft Store, onde os utilizadores vão poder encontrar aplicações e conteúdos para ver, criar, jogar, trabalhar e aprender. Para além da disponibilização de mais aplicações do que nunca, a Microsoft pretende tornar o conteúdo – aplicações, jogos, espetáculos, filmes – mais fácil de pesquisar e descobrir, com uma maior curadoria de conteúdos e coleções. Em breve, estarão disponíveis aplicações como o Microsoft Teams, Visual Studio, Disney+, Adobe Creative Cloud, Zoom e Canva. A Microsoft anunciou também que que, pela primeira vez, traz aplicações Android para o Windows. A partir do final deste ano, os utilizadores poderão assim descobrir aplicações Android na Microsoft Store e descarregá-las através da Amazon Appstore.

Para os profissionais de IT, o Windows 11 mantém a base consistente, compatível e familiar do Windows 10. Os profissionais poderão, assim, planear, preparar e implementar no Windows 11 tal como já o fazem no Windows 10. A experiência de gestão que possuem atualmente com o Microsoft Endpoint Manager, as configurações de cloud, Windows Update for Business e o Autopilot – irão apoiar o seu ambiente de trabalho à medida que integrarem o Windows 11. Tal como com o Windows 10, a compatibilidade das aplicações está assegurada no Windows 11 com o App Assure, um serviço que ajuda os clientes com 150 ou mais utilizadores a resolver quaisquer problemas de aplicação com que se possam deparar, sem custos adicionais.

Estas são apenas algumas das principais alterações do novo sistema da Microsoft, que promete continuar a participar no dia-a-dia de quem tem um PC.

O que nós dizemos

Os últimos tempos mudaram a forma como olhamos para o computador, fazendo com que este seja cada vez mais importante na nossa vida, quer para trabalhar, para aprender ou para estar conectado com a família. A simplicidade de utilização do PC deve, por isso, ser um dos pontos cruciais do Windows. E foi isso mesmo a grande novidade da Microsoft: trazer para o mercado um sistema operativo que é notoriamente mais fácil de utilizar. Embora não venha carregado de grandes inovações tecnológicas, este sistema operativo vem facilitar a utilização do PC para todos.

Comments