Microsoft adota o primeiro standard de segurança para a Cloud

Publicado a 2/27/2015 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft tornou-se no primeiro grande fornecedor de serviços cloud a adotar o standard internacional de segurança para a Cloud. A nova norma, mais conhecida pelo nome ISO/IEC 27018, foi desenvolvida pelo International Organization for Standardization (ISO) tendo como objetivo estabelecer uma aproximação internacional uniforme à proteção da privacidade dos dados pessoais que são armazenados na cloud. A implementação do standard no Microsoft Azure, tanto no Office 365 como no Dynamics CRM Online, foi comprovado pelo British Standards Institute (BSI), e no Microsoft Intune pelo Bureau Veritas.

De acordo com um comunicado da Microsoft, a adoção deste standard vai assegurar a proteção dos dados dos clientes empresariais em várias vertentes. Por um lado, assegura que os utilizadores mantém o controlo sobre os seus dados, pois a Microsoft passa a assegurar que apenas são processadas informações identificáveis, e que os utilizadores sabem o que está a acontecer aos seus dados, dado que as políticas relativamente à transferência, retorno e apagar da informação passaram a ser mais claras, com qualquer acesso não autorizado à informação a ser informado ao utilizador. Os dados colocados nas cloud Microsoft passam também a ter um maior nível de segurança, existindo uma maior restrição da passagem dos mesmos por redes públicas, meios portáteis de armazenamento e em processos de data recovery e restauro.

Estas são apenas algumas das áreas em que a segurança da informação nas cloud da gigante norte-americana saíram reforçadas. Relembre-se que a empresa tem vindo a investir bastante na área de segurança cloud, tendo passado no Outono passado a ser a primeira empresa a assinar o Student Privacy Pledge desenvolvido pelo Future of Privacy Forum e pelo Software & Information Industry Association de forma a estabelecer uma série de princípios comuns para proteger a privacidade da informação dos estudantes. Com o novo standard, a empresa apresenta agora ainda maiores índices de segurança que, por certo, darão mais confiança ao utilizador.

O que nós dizemos

A cloud está a crescer a olhos vistos e está a posicionar-se como a tecnologia mais importante para os próximos anos. No entanto, há sempre receios a nível de segurança, e os clientes, sobretudo os empresariais, apenas vão utilizar serviços em que confiam. O standard adotado agora pela Microsoft vem mostrar o compromisso que a empresa tem para com a privacidade e segurança dos dados dos seus clientes e, sobretudo, a aposta que pretende ter na cloud nos próximos anos. O surgimento deste standard irá por certo mudar o panorama cloud, e eliminar parte das desconfianças que poderiam ainda pairar numa tecnologia recente... mas tão importante. Esta é realmente mais uma razão para os consumidores ganharem confiança nos serviços cloud da Microsoft.

Comments