Microsoft 365 Copilot – O novo colega de trabalho

Publicado a 5/29/2023 por Knowledge Inside em Review
image

Quem aqui se lembra do Microsoft Clippy, o ajudante do Word que nos fazia sugestões com base no conteúdo do documento que estávamos a criar? E do Microsoft Bob, lançado pela primeira vez em 1995 pelo Bill Gates, cuja ideia era revolucionar os computadores domésticos, tornando os softwares mais acessíveis para todos os tipos de utilizadores?

Todos os passos foram essenciais para chegarmos hoje ao Microsoft 365 Copilot, o seu novo colega de trabalho. Junte-se a nós em mais um Notícias na Cloud, onde iremos mostrar como pode ser uma mais-valia no seu dia-a-dia.

O Microsoft 365 Copilot combina o poder das LLMs (Large Language Models) com os dados presentes no Microsoft Graph e Microsoft 365 para transformar as nossas palavras numa ferramenta de produtividade bastante poderosa. 

Está diretamente integrado com o Microsoft 365 de duas formas:

  • Diretamente acessível a partir das aplicações Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e outras. 
  • Com o Business Chat, que funciona através das LLMs, as apps do Microsoft 365 e dos nossos dados: calendário, e-mails, conversas Teams, documentos, reuniões e contactos.  Permitindo-nos fazer algo nunca possível. Por exemplo, podemos solicitar: “Ajuda-me a preparar para a minha reunião com o cliente”, e o Copilot irá gerar tópicos para discussão nessa reunião com base nas informações obtidas em tempo real.

Com o Microsoft Copilot, estamos sempre em controlo. Nós decidimos o que gravar, o que modificar e o que descartar.

O Microsoft 365 Copilot irá transformar a forma como trabalhamos de três maneiras:

  • Promover Criatividade: Com o Copilot no Word, podemos passar à frente a parte de começar um documento em branco. Este irá gerar uma primeira versão sobre o tópico que pretendemos abordar, pronto a ser modificado por nós. Poderá estar certo ou errado, mas uma coisa é certa, estaremos sempre mais avançados do que antes. Com o Copilot no Powerpoint, acabaram as horas perdidas na formatação do conteúdo dos slides. Com um simples pedido, podemos ter a apresentação criada e focar-nos apenas no seu conteúdo. Com o Copilot no Excel, podemos facilmente analisar grandes volumes de dados e apresentar os resultados de forma elegante em segundos.
  • Produtividade sem limites: Desde resumir longos e-mails e planear respostas, o Copilot ajuda-nos a focar no trabalho que gostamos de fazer. Com o Copilot no Outlook, podemos limpar a nossa Inbox em minutos em vez de horas. Com o Copilot no Teams, todas as reuniões são produtivas. O que foi discutido? O Copilot cria um sumário com os pontos principais falados, indica quem concorda ou discorda e as respetivas ações a serem tomadas – tudo em tempo real durante a reunião. Com o Copilot na Power Platform, qualquer pessoa pode automatizar tarefas repetitivas.
  • Evolução: Com o Copilot, tornamo-nos melhores naquilo que já sabemos e permite-nos rapidamente aprender o que não sabemos. Um utilizador regular usa apenas um subconjunto dos milhares de comandos disponíveis nas diversas aplicações do 365 – “Inserir uma tabela em Excel”, “Inserir uma animação no Powerpoint”. Agora, todos esses comandos estão a apenas um pedido de distância que podemos fazer ao Copilot.

O Microsoft 365 Copilot é mais do que apenas o OpenAI do ChatGPT dentro do ecossistema do Microsoft 365. É um processo complexo que combina o poder das LLMs, as quais incluem o GPT-4, com as apps do Microsoft 365 e os nossos dados presentes no Microsoft Graph - tudo isto agora mais acessível a todos através de linguagem natural.

Quando dizemos “os nossos dados”, é importante realçar que são os nossos dados. Os nossos documentos, e-mails, calendário, conversas, reuniões, contatos e restantes dados da nossa organização. Todos os pedidos feitos ao Copilot terão sempre como contexto as permissões de cada um dentro da organização – dados aos quais não temos acesso não serão disponibilizados pelo Microsoft 365 Copilot.

Construído com base nas políticas de segurança, compliance e privacidade da Microsoft, herdando todas as configurações em vigor de cada organização, faz do Microsoft 365 Copilot uma solução de inteligência artificial na qual podemos confiar.

O que nós dizemos

Na Knowledge Inside, acreditamos que a inteligência artificial vem mudar a forma como as pessoas trabalham. Como tudo na vida, existe uma curva de aprendizagem e estamos ainda no começo. Achamos importante realçar que esta tecnologia é apenas um complemento ao trabalho de cada um e não uma substituição. As informações fornecidas deverão ser sempre alvo de análise e revisão de cada um.

Comments