KI Problem Solver #1 - Relatório de Utilizadores em Teletrabalho

Publicado a 6/30/2020 por Knowledge Inside em Review
image

Problem Solver é uma nova abordagem que a KI tem vindo a apostar em parceria com os seus clientes. Trata-se de resolver pequenos problemas e obter grandes ganhos de forma pragmática, de preferência recorrendo a tecnologia já existente na empresa.

Nesta edição do review damos início à partilha periódica de alguns casos de desafios que nos foram apresentados e da forma como os mesmos foram resolvidos, esperando assim servir de inspiração para os nossos seguidores.

Relatório de Utilizadores em Teletrabalho

Descrição do problema:

No início do estado de emergência e com várias centenas de colaboradores em teletrabalho, o cliente tinha uma fraca visibilidade de quem estava realmente a trabalhar online e em ligação aos sistemas da empresa. Com parte dos colaboradores a acederem por VPN com computadores pessoais ou da empresa, outra parte a aceder por tecnologias de Remote Desktop e a urgência na obtenção destes dados, o desafio adensava-se.

A solução:

A subscrição do Azure Security Center existente na organização por questões de compliance (ISO 27001), dava-nos à partida uma boa base de trabalho. Todos os eventos de segurança dos servidores do Cliente estavam já a ser enviados para o sistema de analítica da Microsoft, o Log Analytics. Iríamos assim basear a solução na análise dos eventos de segurança centralizados nesta plataforma.

O primeiro passo foi afinar uma serie de pesquisas que nos permitissem obter os relatórios desejados através dos eventos de logon e logoff nos diversos sistemas aos quais os utilizadores acedem durante o dia normal de trabalho.

Concluída esta parte e aprovado o output em formato tabular, decidimos ir mais longe e criar também um gráfico ao estilo dashboard que permitisse ao Cliente de forma rápida ver a evolução dos acessos ao longo do dia.

Foi também acertado com o cliente criarmos dois tipos de relatórios distintos: Para os utilizadores de VPN e para os utilizadores de tecnologias de Remote Desktop.

Fechada esta etapa, teríamos de concretizar a entrega do report que a pedido do Cliente seria idealmente com uma periodicidade diária e entregue por e-mail para destinatários específicos

Decidimos então usar o Power Automate em ligação ao Log analytics, o Exchange Online e o Onedrive para concretizar esta entrega de forma automática.

Criámos um flow que diariamente é despoletado e executa as pesquisas previamente definidas para o log analytics.

Para não pesar no e-mail e também para manter um repositório com histórico, os relatórios são gravados no OneDrive em formato CSV. No corpo do e-mail vão os gráficos (imagens também guardadas no OneDrive) e os links para os relatórios com o detalhe dos acessos.

Conclusão

O Cliente passou de uma vaga perceção da utilização dos sistemas, para uma visibilidade mais concreta de utilização em função dos acessos concretos aos mais variados sistemas. Tudo isto recorrendo a tecnologias já existentes na Empresa.

Tecnologias relevantes para o projeto:

Azure Log analytics

Power Automate

Onedrive

Exchange Online

O que nós dizemos

A abordagem “Problem Solver” é, na nossa opinião, o caminho que parceiros tecnológicos como a Knowledge Inside devem seguir numa realidade cada vez mais tecnológica e “disponível”. As empresas têm acesso a tecnologia de forma fácil, via internet e a baixo custo. Assim, cabe-nos a nós, ajudá-las a rentabilizar os investimentos e tirar o máximo partido desta realidade. A expetativa dos Clientes é que possamos ajudar a resolver problemas do mundo real, com resultados visíveis e práticos.
A atividade clássica de instalação, configuração e manutenção de servidores tem cada vez menos expressão. O mundo é agora “Serverless” e a nossa função é mais do que nunca transformar as Organizações e torná-las digitais.

Comments