Inteligência Artificial foi o centro das atenções no Microsoft Ignite 2022

Publicado a 10/27/2022 por Knowledge Inside em Mercado
image

Não há dúvidas que estamos a viver tempos incertos. Mas, segundo o Vice-Presidente Executivo da Microsoft, Judson Althoff, a tecnologia é o caminho a seguir. Na abertura do Microsoft Ignite 2022, a principal conferência técnica da empresa, que teve lugar no início de outubro, Althoff falou sobre a importância da "perseverança digital" na atualidade e como a IA está a desempenhar um importante papel para nos ajudar a prosseguir nesta era repleta de desafios.

A ideia principal da tónica foi o que Althoff denominou de "perseverança digital", a ideia de que a tecnologia - especificamente, as tecnologias cloud, inteligência e colaboração da Microsoft - serão tão críticas para o trabalho híbrido altamente digitalizado como foram para nos fazer ultrapassar a pandemia.

DALL-E

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, fez uma intervenção sob o ângulo de perseverança digital através de anúncios específicos. O homem forte da multinacional americana mencionou a implementação da tecnologia gráfica DALL-E, baseada em machine learning e IA, desenhada pela OpenAI, como uma forma de ajudar as empresas a fazer mais com menos: "Quando se trata de fazer mais com menos, a IA é o melhor caminho", disse Nadella durante a sua apresentação.

Com o cofundador do OpenAI/CEO Sam Altman a seu lado, Nadella anunciou a integração do DALL-E com o motor de busca Bing, Dynamics 365 e outras soluções Microsoft. O DALL-E é também a tecnologia por detrás de um novo produto anunciado na Ignite: o Microsoft Designer que é posicionado como concorrente direto do popular software Canva.

Microsoft Teams com Avatares Mesh

A Microsoft está também a desenvolver mais soluções em torno da codificação assistida por IA. Citando um estudo da Gartner, Nadella observou que as aplicações low-code representam agora 70 por cento de todas as novas aplicações empresariais. A integração de IA na solução de low-code da Microsoft, PowerApps, faz com que seja ainda mais fácil construir aplicações, mesmo para não-programadores e pessoas com conhecimentos limitados nesta área.

Mas o anúncio mais notável na Ignite ainda está em fase de desenvolvimento. Com base na sua atual tecnologia Mesh para Microsoft Teams, a Microsoft está agora a trazer avatares baseados no metaverso para a popular plataforma da empresa. Como explicado no blogue da Microsoft: "Com os avatares Mesh, os colaboradores podem ligar-se em reuniões Teams sem utilizarem a sua câmara. Podem fazer representar-se a si próprios a forma como querem aparecer escolhendo o avatar adequado à sua reunião específica - de forma casual, profissional, ou do dia-a-dia".

O anúncio dos avatares Mesh para o Teams chega um dia depois da Microsoft anunciar que celebrou uma parceria com a Meta, empresa mãe do Facebook, para integrar as suas várias tecnologias relacionadas com Mesh e o metaverso com os equipamentos de realidade virtual da Meta.

O que nós dizemos

A perseverança digital foi o tema central do Microsoft Ignite 2022. É evidente que a IA irá desempenhar um papel importante para nos ajudar a enfrentar os desafios que se avizinham. Graças aos avanços no processamento de linguagem natural e outras áreas, a IA, não só está mais bem equipada do que nunca para nos ajudar a compreender e responder a questões complexas como torna-se cada vez mais presente e surpreendente. Estamos expectantes com o que nos espera no futuro.

Comments