FSLogix Profile Container

Publicado a 5/31/2019 por Knowledge Inside em Review
image

A startup FSLogix recentemente comprada pela Microsoft é a solução para os acabar com os problemas típicos dos “roaming profiles” e promete melhorar e simplificar a experiência de utilização de perfis remotos.

Quem já efetuou a administração de desktops Windows sabe que a gestão dos perfis de utilizador é sempre uma grande dor de cabeça na implementação de desktops virtuais. Até há algum tempo o custo do armazenamento ainda era um obstáculo no desenho de soluções, pelo que o principal argumento dos fornecedores de soluções de gestão de perfis era a economia de espaço em disco, relegando muitas vezes para segundo plano uma boa experiência aos utilizadores deste tipo de soluções.

Quando o utilizador efetua o login no seu Windows o perfil de utilizador é carregado. O perfil inclui tudo, desde a pasta dos downloads às preferências de visualização/utilização como por exemplo a velocidade a que o ponteiro do rato se move. Com o passar do tempo o perfil torna-se grande e “pesado”. Para o sistema em ambientes em que os roaming profiles sejam utilizados, cada vez que se faz login/logout o perfil é copiado do servidor para o computador e do computador para o servidor, quando o perfil começa a ter alguns Gigas esta operação de login/logout pode demorar 4 ou 5 minutos e em casos extremos pode chegar a 30min ou mais (acredite, nós já presenciamos isto).

A boa notícia é que esta dor de cabeça chegou ao fim, com o Profile Container da FSLogix a utilização de perfis remotos é mais simples e eficaz, a performance é fantástica e não precisará de uma infraestrutura nova para implementar uma vez que os ficheiros poderão ficar no seu atual file share. Os perfis dos utilizadores passam a ser simplesmente um ficheiro VHD com tudo incluído, até o registry do user terá um perfil de utilizador mais completo, uma possível mudança de session host será bem mais tranquila, também verá os tempos de login/logout reduzidos devido ao processo passar a ser apenas o attach/detach de um ficheiro VHD e não uma cópia de ficheiros.

Alguns pontos importantes:

Melhora o desempenho reduzindo o IO ao servidor de ficheiros que hospeda os perfis de utilizador.

Permite que a maioria das aplicações que não estão desenhadas para ambientes de RDSH/VDI sejam executadas sem problemas “enganando-as” por verem o perfil como estando em disco local.

Simplifica a administração duma vez que não precisamos de lidar com a configuração de uma lista completa de inclusões e exclusões nos “roaming profiles” No Outlook por exemplo não caímos num cenário não suportado com os OST/PST/NST num share de rede que por vezes terminava numa corrupção de ficheiros.

O windows search fica também incluída no perfil do utilizador, não sendo portanto necessária qualquer re-indexação a cada login do utilizador, promovendo uma maior performance na pesquisa.

É também super simples de configurar, e é disponibilizado após a instalação templates para aplicar GPO’s.

Nota importante:

Caso usem “roaming profiles” não se esqueçam de os desabilitar aquando da ativação do Profile Container da FSLogix.

O que nós dizemos

O login lento e o tempo de iniciação das aplicações são uma das principais reclamações em desktops virtuais. Os produtos mais antigos e o “folder redirection” geram mais tráfego de rede e causam uma utilização do servidor mais intensiva e desnecessária. A abordagem da FSLogix poupa parte da utilização de recursos de processamento de dados do perfil de utilizador torna todo o processo mais rápido e ainda poderá eliminar a necessidade da configuração adicional de “folder redirection”. O desempenho dos perfis de utilizador é idêntico ao de um PC local, e os administradores da infraestrutura ganham benefícios por terem os perfis centralizados. Tendo em conta os adjetivos que utilizámos neste review é fácil perceber a nossa opinião sobre esta solução, agora que é gratuita para quem tem já uma solução de RDS ainda gostamos mais.

Comments