Exclaimer Email Alias Manager

Publicado a 2/28/2014 por Knowledge Inside em Review
image

O Exclaimer Email Alias Manager é uma aplicação que procura colmatar uma limitação do Exchange Server da Microsoft muito criticada pelos utilizadores. Com esta solução, passa a ser possível enviar e-mails utilizando como remetente qualquer um dos endereços de e-mail associados à caixa de correio do utilizador em vez de apenas poder enviar com seu endereço principal.

Requisitos de sistema:
Para o servidor, a aplicação necessita de ter no mínimo um servidor Exchange 2007 SP1 com o Rollup 5 instalado e pelo menos 4GB de RAM.
Quanto aos requisitos para a máquina cliente, tem que ter pelo menos uma máquina com o sistema operativo Windows XP ou superior e o Office 2007 com SP3 ou superior.

A instalação em ambos os casos é relativamente simples. No servidor tem que ser instalado a aplicação e no computador cliente tem que ser instalado o suplemento para o Outlook.

É importante realçar que na instalação da aplicação no servidor, o serviço “Microsoft Exchange Transport” será reiniciado no processo de instalação.



Quanto à instalação do suplemento na máquina cliente, é necessário apenas ter o Outlook fechado e correr o instalador do suplemento.

O instalador do suplemento está disponível no servidor, caso a aplicação tenha sido instalada na diretoria por defeito “C:\Program Files\Exclaimer Ltd\Email Alias Manager”.

A instalação nas máquinas clientes pode também ser automatizada via política de grupo, não sendo necessário ir localmente instalar em cada computador.
Em termos de segurança, este produto apenas permite a cada utilizador usar os endereços alternativos adjacentes à sua conta de utilizador. Não correndo o perigo de ser utilizado o endereço errado por lapso.

Após estar instalado no servidor e no computador, o utilizador pode começar a utilizar o Outlook. Quando tentar enviar um e-mail irá visualizar uma nova opção no fundo da janela, onde poderá escolher qual o endereço de correio a utilizar.

 

A pessoa que receber a mensagem irá visualizar como remetente o endereço de e-mail escolhido no campo “Send As”.

No caso de se tratar de uma resposta a uma mensagem enviada para um endereço de e-mail alternativo, a aplicação irá automaticamente utilizar esse mesmo endereço no envio da mensagem.

Quando o acesso é efetuado através do telemóvel ou do webmail, o procedimento é algo diferente. O utilizador nesse caso terá que colocar a seguir ao respetivo assunto do e-mail a seguinte variável: “sendas:

@<domínio.pt>”.

O servidor de correio ao receber esta informação irá perceber qual o endereço de correio a utilizar e irá automaticamente remover esse campo do assunto.


Este produto tem a possibilidade de ser transferido e utilizado durante 30 dias em modo experimental. Após esse período é necessário licenciar o produto numa das duas modalidades existentes, por utilizador ou por site. Os valores do licenciamento variam entre 119€ por utilizador a 1195€ por site sem limite de utilizadores.

Vantagens:
● É uma aplicação fácil de instalar e de fácil gestão
● Permite utilizar os endereços de e-mail alternativos no envio de mensagens
● Compatível para telemóveis ou OWA (cliente web de e-mail).

Desvantagens:
● Numa caixa de correio partilhada esta funcionalidade não permite visualizar qual o endereço de correio que está efetivamente a ser utilizado para o envio no campo “From”</domínio.pt>

Comments