Exclaimer Address Tagging for Exchange

Publicado a 7/31/2015 por Knowledge Inside em Review

O spam de e-mail é uma das maiores preocupações das organizações. Embora um grande número de organizações já tenha adotado soluções de anti-spam, ainda não é uma adoção total. Para complemento das soluções tradicionais de antis-pam disponíveis no mercado, a Exclaimer disponibilizou um software para sistemas Microsoft Exchange que permite criar endereços de e-mail descartáveis, melhorando assim o controlo de spam. Confuso? Nós explicamos.

O endereço de e-mail descartável é uma funcionalidade que existe há algum tempo nalguns sistemas de e-mail e que permite a utilização de endereços de e-mail apenas uma vez ou durante o período de tempo que o utilizador queira e normalmente para um fim específico. Por exemplo no sistema Gmail da Google, se tivermos um endereço de e-mail niodo.ki@gmail.com e se alguém enviar um e-mail para o endereço niodo.ki+teste@gmail.com, o e-mail é recebido na caixa de correio. No caso da Google, basta colocar o símbolo ‘+’ após o endereço e antes do ‘@’ e escrever um texto qualquer (respeitando as regras dos caracteres autorizados).

Em que situações se podem ou devem utilizar este tipo de endereços? Alguns exemplos:

  • É necessário registar-se num site web mas tem receio que o endereço seja utilizado para envio de publicidade por parte de outras empresas
  • Registo num serviço web onde não é suposto enviar-lhe mensagens de e-mail
  • Efetuar uma apenas uma compra num site web não estando interessado em receber mais informações
  • Registo num fórum em que tem receio que o endereço possa ser utilizado para envio de publicidade por parte de outras empresas

No dia em que não pretender continuar a receber mais e-mails indesejados para os endereços utilizados desta forma, basta criar uma regra que envie diretamente estes e-mails para o lixo ou para a pasta de spam.

Depois desta breve explicação, o que traz de novidade o Exclaimer Address Tagging for Exchange? Isso mesmo: “for Exchange”. Torna-se assim o primeiro software a permitir utilizar esta funcionalidade em ambientes de e-mail Microsoft Exchange. E é fácil de configurar! E é fácil de utilizar! E… é gratuito!

A instalação é feita muito rapidamente no servidor de Exchange com a Edge Transport Role ou então, não existindo esta, no que tiver a Hub Transport Role ou Mailbox Role. Feita a instalação (em poucos minutos) acede-se à consola de configuração e, nesta consola, apenas se coloca o código da licença de utilização (é gratuito mas tem de se pedir a chave para que o software funcione) e os endereços bloqueados. Estes endereços podem ser colocados manualmente ou através da importação de um ficheiro CSV. Tipicamente esta funcionalidade não será utilizada, uma vez que é muito mais prático que seja o próprio utilizador a definir regras no Outlook para tratamento dos endereços de e-mail que ele próprio utilizou. Ou os apaga, ou move para uma pasta ou considera spam.

Neste sistema, à semelhança do exemplo que apresentámos anteriormente, pode-se utilizar o símbolo ‘+’ para separar o verdadeiro endereço da parte descartável e também poderá ser utilizado o duplo hífen (--). Assim, como exemplo, no endereço info@knowledgeinside.pt, pode ser utilizado o endereço info+teste@knowledgeinside.pt ou info--teste@knowledgeinside.pt. Em qualquer das situações apresentadas o e-mail será recebido como se tivesse sido enviado para o endereço normal.

Este software não altera o header da mensagem. Faz o encaminhamento do e-mail para a mailbox correta deixando visível para o utilizador o endereço para o qual a mensagem foi enviada.


Disponível sem qualquer custo, apenas é necessário fazer o download do site da Exclaimer e solicitar uma chave que dura 30 dias. Se for esta a solução que procura, apenas será necessário solicitar outra chave para que o software funcione sem qualquer limitação.

O que nós dizemos

Existem várias formas de controlar os e-mails indesejados que tentam chegar à nossa caixa de correio diariamente. O mais habitual é ter uma solução de anti-spam onde, além das regras habituais dos sistemas, podemos definir quais os remetentes dos quais não queremos receber e-mails ou aos quais queremos aplicar alguma regra especial. Mas esta solução permite controlar que e-mails queremos receber, durante quanto tempo e fazer um tratamento específico por endereço de e-mail do destinatário. Podemos desta forma controlar a apropriação do nosso endereço de e-mail por spammers, ou por serviços web onde nos inscrevemos que acabam por fazer uma utilização indevida ou abusiva do nosso endereço de e-mail. Outra grande vantagem é que a utilização e definição é efetuada quase na totalidade pelo utilizador, não sendo necessário recorrer aos serviços dos responsáveis pelo IT da empresa. Se acrescentarmos o facto de ser gratuito, estamos perante uma funcionalidade excecional.

Comments