Empresas “Serverless” - 100% na Cloud

Publicado a 8/31/2015 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Na KI trabalhamos muito com pequenas e médias empresas. Para muitas destas empresas o Microsoft Small Business Server (SBS) foi durante vários anos a solução ideal de infraestrutura de TI.

Com um preço simpático, as empresas com até 75 colaboradores podiam usufruir de tecnologia idêntica à que as grandes empresas utilizavam, mas com uma gestão simplificada e adaptada para funcionar em apenas um ou dois servidores. Estava lá tudo o que uma pequena empresa necessitava para montar a sua infraestrutura: servidor de e-mail, ficheiros, impressão, firewall, base de dados e backup.

Para estas empresas o ritual repetia-se a cada 3 a 5 anos. Os servidores terminavam o seu período de garantia ou, o software obsoleto e as necessidades da empresa evoluíam. Tudo se alinhava para que chegasse a hora de reinvestir em tecnologias de informação.

A KI sempre foi uma entusiasta deste produto e foram mesmo muitas as instalações e migrações que efetuámos. Acabámos inclusive por nos tornarmos especialistas na solução, que apesar de a Microsoft publicitar a mesma como muito fácil de instalar e gerir, a verdade é que sim era simples, mas de difícil alcance a alguém que não fosse um profissional de TI.

Assim muitos nossos clientes passaram por múltiplas versões do Small Business Server, desde a versão 4, lançada em 1997 até à versão 2011 lançada em dezembro de 2010. Tudo corria bem até que em 2012 é anunciado que não existirão mais versões de SBS e que o seu substituto será o Windows Server Essentials, uma versão limitada a 25 utilizadores e que apenas incluí o Windows Server. Para os restantes serviços como por exemplo, bases de dados e correio eletrónico a Microsoft indica que as empresas poderão usar de forma integrada com este servidor serviços no Azure e no Office 365.

Para mim, este foi o momento que o movimento cloud, começou em força para as PME. Não foi um único fator, mas uma conjugação de vários: a força das soluções cloud e todas as suas vantagens, a crise económica e a inexistente oferta de soluções competitivas “On Premises”. Tudo se alinhou, para que muitas PME enfrentassem a partir de 2012 o seu ciclo de renovação de hardware e software de uma forma diferente do habitual: em cima da mesa tinham também propostas de soluções cloud que nas suas versões mais completas poderiam tornar a empresa livre de servidores e assim nunca mais enfrentarem um novo ciclo de renovação de hardware e software.

2012 foi também um ano de viragem para a Knowledge Inside. A partir dessa altura, ficou ainda mais claro que a nossa missão seria a de encontrar as melhores soluções, ou conjugação de soluções, cloud para os nossos clientes. Essa foi a razão pela qual decidimos que nos devíamos especializar em Office 365 e Azure. Com o NIODO, Office 365 e Azure a KI passou a estar em condições responder à maioria das necessidades das PME com soluções 100% cloud.

Com o excelente sistema de comunicações de banda larga existente em Portugal, a maioria das startups e PMEs do tecido empresarial nacional têm ótimas condições para beneficiar de um ambiente livre de servidores, 100% na cloud!

E a sua empresa, já é “Serverless”?

Comments