Diagnosticar problemas no acesso ao Exchange com o Microsoft Remote Connectivity Analyzer

Publicado a 8/31/2014 por Knowledge Inside em How-to
image

"Estamos com algum problema com o mail?”. Esta será uma das perguntas mais frequentes efetuada ao departamento de Helpdesk das organizações. Depois desta pergunta, são efetuados uma bateria de testes para verificar se de facto está tudo bem com o sistema de mail.Verificam-se os serviços do Exchange,fazem-se testes de telnet,verifica-se se os endereços IP ou o domínio de mail está listado nas blacklist, se os certificados expiraram, etc. Se trabalha num departamento de informática e vive com esta realidade, este How-to é para si. Vamos falar-lhe de uma ferramenta cloud-based que faz estes testes e ajuda-o a identificar o problema, vamos falar-lhe do Microsoft Remote Connectivity Analyser.

O Microsoft Remote Connectivity Analyser é uma ferramenta web based gratuita que foi especialmente desenhada para ajudar os administradores de sistemas a detetar e resolver problemas de acesso ao Microsoft Exchange. Apesar de ser uma ferramenta já com alguns anos, a Microsoft tem vindo a implementar novas funcionalidades, tais como a possibilidade de testar o acesso também ao Lync ou ao OCS, testes com o Office365 ou anda a possibilidade de analisar os cabeçalhos das mensagens.
Vamos de seguida verificar com alguns exemplos em que medida esta ferramenta pode ser um importante aliado no troubleshooting de problemas de acesso ao sistema de mail.

Comments