Descubra como o ChatGPT pode revolucionar a sua produtividade e transformar o seu negócio com Inteligência Artificial!

Publicado a 2/28/2023 por Knowledge Inside em Opiniao
image

O ChatGPT é um chatbot de inteligência artificial disponibilizado gratuitamente ao público pela OpenAI em Novembro, que já conta com mais de 10 milhões de utilizadores diários, o que é impressionante. A curiosidade em explorar este modelo de linguagem natural é tanta que a plataforma está frequentemente sobrecarregada e, às vezes, não consegue responder a todas as solicitações.

Pessoalmente, estou muito otimista com o que vejo no ChatGPT, pois tenho consciência de que estamos apenas a vislumbrar um pouco da tecnologia mais avançada que ainda está vedada às massas. É natural que empresas como a Google também tenham algo a mostrar nesta área, mas ainda não chegou a altura.

Mas o que torna o ChatGPT tão apelativo? O facto de ter aprendido com toda a informação que existe na internet e de poder responder como um humano sobre qualquer tema. É, essencialmente, um assistente pessoal para todas as necessidades, com um bónus para o mundo das TI, pois pode também programar.

Assim, podemos pedir-lhe conselhos sentimentais, uma biografia ou resumo de um livro, um parecer técnico sobre uma situação, criar um novo website ou uma fórmula do Excel. Tudo isto disponível 24/7 e com uma rapidez que nenhum ser humano seria capaz de igualar. É verdadeiramente fazer mais com menos, um impulso à produtividade. Por exemplo, um programador pode agora realizar o seu trabalho a uma velocidade muito superior, pois o ChatGPT é um verdadeiro colega de equipa. Eu próprio já uso o ChatGPT no meu dia-a-dia para escrever tutoriais, dar títulos e corrigir textos, criar e documentar scripts, criar anúncios de ofertas de emprego, criar copys para posts nas redes sociais, entre outras aplicações. Posso afirmar que, em muitos casos, o ChatGPT já duplicou a minha produtividade ao retirar literalmente trabalho que me iria demorar horas a fazer.

Esta tecnologia, quando utilizada no seu modelo profissional e comercial (via API) e integrada nas aplicações de negócio, pode, depois de aprender sobre o negócio da empresa, responder ao público, fazer propostas, produzir conteúdos de marketing, responder a comentários nas redes sociais e analisar o sentimento dos mesmos. Tudo isto com um custo bastante acessível. As possibilidades são inúmeras e o melhor mesmo é perguntar ao próprio algoritmo como ele pode ajudar na nossa área.

Como em tudo o que é novo, este novo paradigma pode parecer assustador ou complicado. No entanto, aqueles que começarem desde já a familiarizar-se com a tecnologia e a retirar o máximo partido dela estarão mais capacitados para, no futuro, serem melhores profissionais. Será exigido saber utilizar a IA para acelerar o trabalho, tal como hoje em dia é exigido saber utilizar a internet. Bem-vindos ao futuro!

Comments