Conheça três das fantásticas novidades fresquinhas no Teams

Publicado a 5/29/2020 por Knowledge Inside em Mercado
image

Este mês trazemos-lhe três novidades fresquinhas que a Microsoft implementou no Teams, a sobejamente conhecida e utilizada plataforma unificada de comunicação e colaboração e que é hoje ainda mais usada para chats, videoconferências, armazenamento de ficheiros (incluindo storage colaborativo) e integração de apps no local de trabalho – e agora também em teletrabalho. Uma excelente ferramenta de transformação digital que permite que as equipas e as empresas se mantenham produtivas mesmo em período de confinamento.

Pois bem: ciente desta nova realidade, a Microsoft implementou algumas novidades no Teams e três delas merecem o nosso destaque: Reuniões em formato 3x3, registo de presenças e levantar a mão numa reunião. Vejamos um pouco melhor cada uma delas.

Reuniões em formato 3x3. Não, isto não tem nada a ver com triplicar as one to one: O que se passa é que o Teams vai permitir até nove transmissões de vídeo em simultâneo nas reuniões, permitindo cruzar temas e assuntos pertinentes que muitas vezes surgem ao longo da conversa e que podem assim ser discutidos logo no momento também à distância. Esta funcionalidade será implementada gradualmente para todos os utilizadores, por isso já sabe: quando vir a grelha de vídeo 3x3 nas suas próximas reuniões do Teams, não hesite em experimentá-la

Registo de presenças. Quem tem a seu cargo a importante missão de organizar as reuniões pode a partir de agora obter o registo de presenças durante cada uma delas. Esta “folha” virtual de chamada pode agora ser registada automaticamente com as presenças sem necessidade de intervenção de cada pessoa: Basta selecionar o Ícone Mostrar participantes e clicar em Transferir lista de participantes. Obterá assim um relatório que pode ser transferido em formato CSV para abertura no Excel, sendo assim mais fácil verificar o nome e a hora de entrada e saída dos participantes na reunião.

Levantar a mão numa reunião. Durante as reuniões presenciais surgem sempre dúvidas, perguntas ou comentários que é pertinente colocar, e para isso é necessário pedir a palavra para não interromper dinâmicas e raciocínios. No Teams, passa a ser possível pedir a palavra da mesma forma que quando sentado à mesa graças à nova funcionalidade de levantar as mãos. Durante uma reunião, basta selecionar o ícone na barra de controlo para despoletar uma mão dourada no feed de vídeo que assim informa os restantes participantes de que gostaria de falar.

O que nós dizemos

O Microsoft Teams é hoje algo muito mais poderoso do que uma simples ferramenta de chat e vídeo chamadas – é um autêntico hub móvel de (tele)trabalho em equipa do Office 365 e não meramente uma extensão desta poderosa suite de produtividade de enorme sucesso mundial. Estas novidades vêm dar-lhe ainda mais e melhores argumentos para que as equipas se mantenham focadas nos seus objetivos, permitindo uma maior produtividade durante e após as reuniões, e tudo isto graças a estas ferramentas de cruzamento em formato 3x3, de pedir a palavra e de obter a lista de presenças de cada participante ao detalhe do segundo. Acreditamos – e acredito pessoalmente – que muito mais novidades serão ainda implementadas nos próximos tempos, à medida que este descobrimento para muitos do teletrabalho vai fazendo surgir necessidades específicas até agora inexploradas, mas que muito irão permitir a todos nós evoluir ainda mais na forma como colaboramos para um objetivo comum, mesmo que fisicamente distantes.

Comments