Conferência de parceiros da Microsoft dá a conhecer cinco grandes atualizações

Publicado a 7/30/2020 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft realizou a sua conferência de parceiros, Inspire 2020, na qual apresentou cinco grandes atualizações às suas ofertas, nomeadamente no Teams, Office 365, Security e Dynamics 365, tendo como especial enfoque a segurança. Passemos agora a “pente fino” essas alterações:

Teams

As aplicações de colaboração disparam com a pandemia e a app Microsoft Teams, que oferece uma única solução para vídeo conferência, chat e voz, acompanhou o ritmo. Na conferência de parceiros, a Microsoft anunciou que os dispositivos Microsoft Teams Rooms, que fornecem “experiências premium em salas de reunião”, podem agora ser geridos por parceiros da Microsoft no Teams Admin Center. Os dispositivos também podem ser geridos internamente. Ao mesmo tempo, o serviço de TI baseado na cloud do Microsoft Teams Rooms Premium está agora oficialmente disponível. Trata-se de uma ferramenta que permite que os clientes tenham um parceiro certificado, ou a própria Microsoft, a gerir as operações das suas salas de equipa.

Ainda relacionado com o Teams, a Microsoft também anunciou a nova app Power BI para Teams, que vai estar disponível em Agosto. De acordo com a Microsoft, esta app vai permitir aos utilizadores acederem a todos os dados a partir de um único local.

Ao mesmo tempo, foi também anunciado que programadores de chatbots Power Apps e Power Virtual Agents poderão criar, gerir e usar as suas apps/bots dentro do Teams.

Além disso, a Microsoft deu a conhecer a possibilidade dos parceiros poderem alargar a experiência de reuniões no Teams através de apps podem ser integradas como uma nova tab nas reuniões do Teams.

Microsoft 365

O Microsoft 365 também foi alvo de melhorias. A suite de produtos, que inclui entre outros o Windows 10 e o Office 365, possui agora a app Microsoft Lists, que permite aos utilizadores registar os problemas, bens, rotinas, contactos, inventário, entre outra informação, e manter tudo sincronizado. A aplicação também vai ficar disponível para Microsoft Teams e iOS. Por outro lado, a app de colaboração Yammer recebeu um novo design e oferece uma nova experiência de utilização.

Segurança do Microsoft 365

A Microsoft apresentou novas funcionalidades de segurança para Microsoft 365 tendo como objetivo fornecer maior visibilidade de problemas e oferecer uma melhor proteção de dados. A gigante norte-americana apresentou o public preview das funcionalidades Insider Risk Management (que permite que profissionais de segurança tenham acesso a um sinal de melhor qualidade das atividades do utilizador final) e Communication Compliance (permite uma deteção mais simples de violações de regulamentações de compliance e de códigos de conduta) para melhor deteção e remediação de problemas no Microsoft 365.

O Double Key Encryption foi outro public preview apresentado relativo ao tema segurança. Esta nova funcionalidade permite uma maior proteção de dados confidenciais assim como controlo de chaves de encriptação. Por último, a Microsoft também apresentou o Endpoint Data Loss Prevention, que vem complementar as atuais capacidades de perda de dados do Microsoft 365. Esta funcionalidade vem integrada no Windows 10, apps Office apps e no browser Edge e vai fazer com que as empresas recebam alertas imediatos do centro de compliance center do Microsoft 365 (Activity Explorer) quando alguém acede a dados sensíveis.

Dynamics 365

O Dynamics 365 - o sistema que integra o ERP e CRM cloud da Microsoft - também foi alvo de muitas atualizações.

Resumidamente, o sistema da Microsoft possui agora o Dynamics 365 Customer Voice (que melhora a resposta aos clientes ao conseguir capturar feedback em tempo real numa visualização unificada); o Dynamics 365 Connected Store (ferramenta que usa fontes como vídeo e sensores IoT para dar alertas e recomendações no retalho); Dynamics 365 Fraud Protection (que conta a partir de agora com capacidades de Account Protection - para combater acessos fraudulentos e Loss Prevention para identificar possíveis fraudes).

Power Platform

Por último, a Microsoft apresentou novas soluções para a Power Platform. Este sistema, que inclui as soluções Power BI, Power Apps e Power Automate, inclui o Location Readiness, para determinar se edifícios estão prontos para a reabertura; Employee Health e Safety Management, que oferecem ferramentas aos colaboradores para acesso remoto ao check-in e para fazer o self-screening antes de entrarem no edifício; o Workplace Care Management, para gerir casos de COVID-19 e identificar hot spots; e Location Management, que inclui ferramentas para facility managers monitorizarem a ocupação, os procedimentos de segurança e os bens de saúde dos edifícios.

O que nós dizemos

Nota-se a clara aposta e adaptação da Microsoft aos tempos de pandemia, e às necessidades que esta está a causar nos sistemas tecnológicos das empresas e também no dia-a-dia das empresas. A utilização massiva de soluções de colaboração remota, e também o acesso remoto à informação da empresa, a partir de redes menos protegidas, é uma das maiores preocupações. A empresa teve esse cuidado. E ao mesmo tempo, adaptou também algumas das soluções que tem para ajudar as empresas a manter os seus colaboradores mais protegidos e autónomos, quando se avizinha que ainda teremos de conviver com o COVID-19 durante mais algum tempo.

Comments