Cinco ferramentas (gratuitas) da Veeam para proteção de dados

Publicado a 7/31/2017 por Knowledge Inside em Review
image

Veeam Software é uma empresa privada de tecnologia de informação que desenvolve software de gerenciamento de cópia de segurança, recuperação de desastre e virtualização para ambientes VMware e Hyper-V. A sede da empresa fica em Baar, na Suiça. O foco da empresa é virtualização, e o nome "Veeam" veio da pronúncia em inglês das letras "VM," de máquina virtual no idioma.

Quem acompanha este espaço sabe que na Knowledge Inside somos fãs da Veeam, uma empresa que em 10 anos de existência já conquistou a confiança das organizações e que se destaca pela inovação e simplicidade dos seus produtos. Depois de três anos consecutivos no quadrante mágico da Gartner como “Visionário”, em 2016 a empresa Suíça entrou no quadrante “Líder” para o Software de Backup e recuperação de datacenters.

Além dos produtos pagos a Veeam disponibiliza algumas soluções completamente gratuitas e 100% funcionais das quais destacamos as seguintes:

Veeam Backup Free Edition

Ideal para pequenas e médias organizações que tenham os seus sistemas virtualizados. O Veeam backup Free Edition funciona com o Microsoft Hyper-V ou com VMware. Com esta ferramenta pode de forma muito simples e sem instalar agentes nos servidores virtuais efetuar um restauro completo do servidor virtual, ou se preferir restaurar apenas determinados ficheiros utilizando a tecnologia Instant File-Level Recovery (IFLR). Além do restauro granular de ficheiros pode também restaurar da mesma forma determinadas aplicações. Pode restaurar objetos apagados da Active Directory – utilizadores, grupos, etc-  utilizando o Explorer for Active Directory, restaurar itens apagados de uma mailbox – mails, contatos, notas, - sem necessidade de restaurar toda a base de dados do Exchange com o Explorer for Microsoft Exchange, restaurar um ficheiro dentro do SharePoint com o Explorer for SharePoint ou restaurar uma base de dados de SQL com o Explorer for Microsoft SQL Server.

É também possível nesta versão gratuita efetuar o restauro e/ou a migração dos seus servidores virtuais diretamente para a conta do Microsoft Azure da organização.

Veeam Agent for Microsoft Windows

Esta ferramenta permite o backup dos postos de trabalho e dos servidores físicos para um disco externou ou para uma NAS. Se quiser pode apenas fazer backup a volumes ou pastas específicas.

Depois do backup completo inicial for concluído, o Veeam Agent para Microsoft Windows realiza backups incrementais — copiando apenas os blocos de dados novos ou alterados desde o último ciclo de backup. Isto, combinado com deduplicação e compactação integrada, significa que os backups serão rápidos e usarão o mínimo possível de storage. Esta ferramenta permite que faça o restauro das estações de trabalho e servidores diretamente para um servidor de Hyper-V o ou para o Azure.

Veeam Agent for Linux

Uma nova ferramenta da Veeam que permite o backup de equipamentos com Linux, quer sejam estações de trabalho, servidores ou outros. O restauro, e à semelhança do cliente para Windows, pode ser efetuado de todo o servidor ou estação de trabalho ou apenas de alguns ficheiros.

Veeam ONE Free Edition

“Prevenir é o melhor remédio”! Esta frase aplica-se na perfeição ao Veeam ONE Free Edition. Trata-se de uma ferramenta de monitorização e reporte da infraestrutura de Veeam existente na organização, do Hyper-V ou do VMware vSphere. Tem dashboards disponíveis com funcionalidades de drill-down para facilmente obter toda a informação sobre um determinado evento.

Veeam Task Manager para HyperV

Fácil de instalar, o Veeam Task Manager para Hyper-V oferece uma visualização em tempo real do consumo de recursos utilizados pelas VM’s e pelos hosts físicos. É possível consultar por VM as métricas de desempenho, como CPU e memória.

O que nós dizemos
Quer sejam temporais ou técnicas, tipicamente as ferramentas gratuitas têm algumas limitações. É com muito agrado que assistimos ao lançamento de soluções gratuitas 100% funcionais e sem limitações como as que apresentámos. Além disto a Veeam continua a atualizar estas versões, adaptando-as à constante evolução das tecnologias como é o caso do Veeam V10 que está quase a ser disponibilizado. Sobre esta nova versão falaremos numa próxima edição da “Noticias na Cloud”.

Comments