Chegou o Windows Server 2022

Publicado a 9/30/2021 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft já está a disponibilizar o Windows Server 2022. Trata-se do sistema operativo para servidores que a empresa está a desenvolver há mais de um ano, e que vai estar agora disponível em três edições: Standard, Datacenter, and Datacenter: Azure Edition. O Windows Server 2022 está já disponível para os utilizadores do Volume Licensing Service Center e é baseado na base do Windows Server 2019, trazendo inovações em três temas principais - segurança, integração híbrida e gestão do Azure e plataforma de apps. Por outro lado, o Windows Server 2022 Datacenter: Azure Edition ajuda os utilizadores a usar os benefícios da cloud para manter as VMs atualizadas.

O novo sistema da Microsoft apresenta várias novidades. A nível de segurança, o Windows Server 2022 fornece uma proteção profunda contra ameaças avançadas em várias camadas, fornecendo a proteção abrangente de que os servidores precisam atualmente.

A tecnologia Secured core Server fornece proteções de segurança adicionais que são úteis contra ataques sofisticados. Isso pode fornecer uma maior fiabilidade para lidar com dados críticos em alguns setores com maior presença de dados confidenciais. Esta tecnologia está já disponível em PCs com Windows 10 (Secured core PC) e passa agora também a existir no Windows Server 2022.

A proteção foi um assunto tido muito em conta nesta versão, nomeadamente através do requisito aos fabricantes de hardware para incluírem chips TPM 2.0 (Trusted Platform Module 2.0) ativados por defeito de forma a obterem a Certificação da Microsoft para suporte ao novo Windows Server.

O Windows Server 2022 vem com o protocolo HTTPS e TLS 1.3 ativado por defeito, protegendo os dados dos clientes que se conectam ao servidor, eliminando algoritmos criptográficos obsoletos. Por outro lado, o Cliente DNS no Windows Server 2022 dá agora suporte ao DoH (DNS sobre HTTPS), que encripta consultas DNS através do protocolo HTTPS mantendo o tráfego o mais privado possível.

Além destas novidades, foram feitas várias outras melhorias a nível de tecnologias já presentes, nomeadamente no Windows Admin Center, na plataforma de aplicações, na degurança do protocolo SMB, no desempenho UDP, TCP e no switch virtual do Hyper-V, nas capacidades de virtualização, entre outras.

O Microsoft Edge passa a ser o browser incluído no Windows Server 2022, substituindo o Internet Explorer.

Um dos pontos importantes deste lançamento é o facto de a Microsoft ter optado por passar a adaptar a mesma periodicidade que seguia nos lançamentos das versões de 2016 e 2019, eliminando assim os lançamentos semi-anuais.

O que nós dizemos

É um lançamento muito bem vindo e que vem aumentar significativamente a segurança do sistema operativo para os servidores. Também vem munido de muitas outras afinações importantes, nomeadamente a nível de networking, o que o vai tornar numa prioridade para as empresas.
Outro ponto positivo no nosso entender é o fim dos lançamentos semi-anuais, que muitas vezes obrigavam os departamentos de TI a um trabalho acrescido.

Comments