Azure Backup

Publicado a 10/30/2015 por Knowledge Inside em Review
image

O Azure é uma plataforma Cloud da Microsoft que proporciona variados serviços de infraestrutura de TI “as a Service”. Desde máquinas virtuais a bases de dados, passando por armazenamento e backup, o Azure disponibiliza um número cada vez mais alargado de serviços Cloud. Escolhemos nesta edição falar um pouco mais detalhadamente sobre o serviço Azure Backup.

Com maior ou menor gravidade, a grande maioria das empresas (e dos utilizadores particulares…) já sentiram os efeitos da perda de alguma informação. Todos temos noção de que os backups e restores fiáveis, deveriam ser uma das maiores preocupações. Muitas vezes, tendo esta preocupação, surge o desafio de obter uma solução que, além de fiável, seja uma solução simples de utilizar, tanto no processo de backup como no de restore.

Em alternativa ou como complemento às soluções mais tradicionais de backup, os serviços de backup na Cloud têm vindo, como outros serviços Cloud, a ultrapassar algumas barreiras na otimização de alguns processos de TI nas empresas. Como exemplo, a barreira do investimento inicial em infraestruturas On-Premises, o peso da monitorização e manutenção a estas soluções e a velocidade alucinante de mudanças e o dinamismo que se espera das soluções de TI.

O Azure Backup é uma solução escalável, com necessidade de investimento inicial reduzido ou nulo e com um custo baixo de manutenção e monitorização do sistema. Quando refiro que o investimento inicial é reduzido é porque, tradicionalmente não é necessário investimento de aquisição de hardware e software mas será necessário considerar o desenvolvimento de uma boa política e processo de backup para o Azure e implementá-lo. Pode ser feito com recurso à equipa de TI interna ou recorrendo a um parceiro especializado nesta área.

O Azure Backup pode ser utilizado para fazer backup a informação alojada em infraestrutura On-Premises, em infraestruturas híbridas ou mesmo para fazer backup a Virtual Machines alojadas no próprio Azure. O Azure Backup protege dados e aplicações como Sharepoint, Exchange, SQL, Windows Servers e Clients, ficheiros e pastas.

Uma das vantagens de qualquer serviço de Cloud Backup é a sua elasticidade. O Azure Backup não é exceção acompanhando o crescimento ou redução das necessidades de Backup, permitindo o crescimento, não só do espaço ocupado pelos dados e que tendencialmente tem um crescimento exponencial nas organizações, como também do espaço necessário para fazer retenção dos dados ao longo do tempo. Neste campo o Azure Backup permite atualmente um período de retenção até 99 anos (sim, é isso mesmo!), podendo até ser considerado um substituto ao backup para tape.

A informação do Azure Backup é guardada em 3 locais diferentes num Datacenter Azure regional e pode ter outras 3 cópias guardadas noutro Datacenter (opcional). A informação é encriptada à saída da infraestrutura de origem e guardada dessa forma nos Datacenters da Microsoft.

Dado que normalmente o backup inicial pode ser de uma quantidade grande de informação, para evitar o tempo e a largura de banda necessária para o efetuar, a Microsoft dá a possibilidade de enviar a informação por disco para o Datacenter da Microsoft, ser importada lá localmente e a partir daí entrar no esquema normal de backup incremental.

O que nós dizemos
Como referido, as soluções de Backup na Cloud têm grandes vantagens em relação a backups tradicionais On-Premises. O facto de ter um reduzido investimento inicial e de poder beneficiar de um serviço flexível e dinâmico, são as características que consideramos mais importantes. No último mês o Azure anunciou a possibilidade de fazer backup a Workloads On-Premises, tais como o SQL, VMs de Hyper-V, Sharepoint e Exchange. Anunciou também o aumento do limite dos dados a proteger em cada serviço na origem para cerca de 50TB (antes 1,5TB) e a possibilidade de fazer backup a VMs Windows ou Linux existentes em Azure IaaS. O preço a pagar pelo serviço não é elevado, embora possamos encontrar outras soluções no mercado, que disponibilizam alguns destes serviços, por valores mais atrativos. No entanto, é difícil encontrar outra que seja tão completa como esta.

Comments