20 novas funcionalidades do Windows 10

Publicado a 8/31/2015 por Knowledge Inside em Review

O Windows 10 chegou e como em qualquer nova edição do sistema operativo da Microsoft, as novidades são muitas. Fomos explorá-las e deixamos aqui um pequeno resumo das 20 principais novidades:

1. Tomar notas nas páginas WEB

Com o Windows 10 chegou o EDGE, o novo internet browser da Microsoft, que para além de se anunciar como bastante rápido, permite tomar notas e fazer desenhos diretamente nas páginas web e depois gravar essas anotações ou partilhá-las diretamente com os amigos!

2. Notificações no action center

A semelhança do que podemos encontrar no Windows Phone, o Windows 10 vem com um centro de ação onde podemos encontrar todas as notificações importantes do sistema e também alguns botões para ações rápidas.

3. “Share tab” no Windows Explorer

O Windows Explorer tem agora um separador “Share” com diversas ações rápidas de partilha de ficheiros!

4. Snipping tool – Delay

A famosa ferramenta para tirar screenshots de ecrã também mereceu a atenção da Microsoft. Agora é possível colocar um atraso na obtenção de um recorte e assim conseguir imagens, por exemplo, de pop-up menus!

5. Novo modo de segurança

O modo de segurança nunca foi tão simples de aceder como agora.

1. Procure por Configurações na barra de tarefas e selecione essa opção nos resultados da pesquisa.
2. Selecione Atualização e segurança > Recuperação.
3. Vá para Inicialização avançada e selecione Reiniciar agora.
4. Depois que o computador reiniciar, escolha uma opção, selecione Solucionar problemas > Opções avançadas > Configurações de Inicialização > Reiniciar.
5. Depois que o computador reiniciar, selecione uma configuração de inicialização pressionando o número correspondente.

6. Virtual Desktops

Agora mesmo só com um monitor já pode ter múltiplas áreas de trabalho e assim aumentar drasticamente a produtividade.

7. Explorer Quick Access

Mais uma novidade para aumentar a produtividade, uma nova vista no explorer que apresenta as pastas e ficheiros mais relevantes para si.

8. Cortana

A famosa assistente pessoal do Windows 10 ainda não chegou a Portugal. A Cortana ajuda-o a organizar a sua vida e pode interagir com mesma através da voz. Pode por exemplo perguntar quais os seus compromissos para hoje, ou ditar-lhe um e-mail para enviar a um colega!

9. Photo app

Totalmente nova, a aplicação de fotografias, lê diretamente as fotos do Onedrive e permite agrupá-las por data ou por temas. Contém também um editor para pequenas correções ou adição de filtros.

10. Print to PDF

Finalmente uma impressora PDF nativa no Windows. Basta imprimir um documento e escolher a impressora “Microsoft Print to PDF”.

11. God Mode

Não é novidade, mas no Windows 10 dá muito jeito ter todas as opções de configuração centralizadas numa pasta! Como? Basta criar uma pasta com o seguinte nome: GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}.

12. Start menu

A maior crítica ao Windows 8 foi a remoção do clássico menu iniciar do Windows. Ele está de volta no Windows 10 e mais poderoso do que nunca.

13. Command prompt

Novidades também na clássica linha de comandos. Agora é possível utilizar os atalhos CTRL+C CTRL+V numa janela de linha de comandos e alterar o tamanho da janela reajustando o conteúdo da mesma.

14. Task switcher

O task switcher permite alternar facilmente entre aplicações e desktops através de um botão na barra de tarefas!

15. Windows Hello 

O Windows Hello proporciona uma maneira mais pessoal de iniciar sessão nos dispositivos Windows 10, bastando um olhar ou um toque. Obterá segurança de nível empresarial sem ter de digitar uma palavra-passe.

16. Store

A Loja da Microsoft também foi redesenhada e será a mesma para todos os dispositivos Windows 10.

17. Background scrolling

Uma pequena alteração mas que aumenta em muito a produtividade. Agora é possível fazer scroll mesmo nas janelas que não estão ativas.

18. Independent DPI scaling

Uma ótima notícia para quem usa múltiplos monitores. Agora é possível configurar o tamanho das fontes, menus e aplicações de forma independente para cada ecrã!

19. Windowed Apps

As aplicações da store do Windows agora correm como janelas normais e podem ser minimizada e redimensionadas.

20. Continuum

O modo de tablet torna a utilização do Windows mais fácil e mais intuitiva em dispositivos táteis como os dois-em-um, ou quando não quer utilizar um teclado e um rato. Muito simples de ativar, para alguns dipositivos como o Microsoft Surface a troca de modo é automática, basta retirar o teclado!

O que nós dizemos

É sempre bastante divertido a exploração de um novo sistema operativo e os primeiros dias de utilização são sempre dias de descoberta e de aprendizagem. Com o novo Windows 10, a experiencia que se iniciou com um upgrade muito otimizado e simples, tal como anunciado pela própria Microsoft, a melhor de sempre num computador Windows. A minha funcionalidade preferida? Copy-Paste na linha de comandos!


Comments